quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Termina quinta-feira (16/01) consulta pública sobre Marco de Referência da Educação Popular


por Vanessa Pardellas 

Quinta-feira (16/01) é o último dia para contribuir para o Marco de Referência da Educação Popular.  O objetivo é criar um conjunto de elementos que permitam a identificação de práticas de Educação Popular nos processos das Políticas Públicas, estimulando a construção de políticas emancipatórias, tornando o processo conhecido e assimilado entre todos os sujeitos e agentes que promovem ações educativas em diferentes frentes e campos de atuação e em todas as políticas públicas.
A proposta está em consulta desde 16 de dezembro do ano passado. Entre as sugestões estão o ensino dessa matéria da infância até a pós-graduação e as formas de levar a educação popular a todas as áreas: rural, urbana, centro e periferia. O marco pretende promover a educação para participação popular e cidadã nos instrumentos e canais de controle social existentes (conselhos, conferências, audiências públicas, fóruns), visando fortalecer o poder popular.
O marco se insere no âmbito do processo de construção da Política Nacional de Educação Popular, da Política Nacional de Participação Social, das políticas e programas para a juventude. Tem como objetivo promover um campo comum de reflexão e orientação da prática no conjunto de iniciativas de Políticas Sociais que tenham origem, principalmente, na ação pública e que contemplem os diversos setores vinculados a processos educativo-formativos das políticas públicas do Governo Federal. Ele foi debatido nos dias 29 e 30 de outubro de 2013, no seminário sobre a Política Nacional de Educação Popular. A atividade contou com a participação de servidores do Governo Federal, educadores e educadoras da Rede de Educação Cidadã, especialistas, entidades e estudiosos da educação popular.
A Consulta Pública do Marco está disponível no Participa.br. A metodologia dos debates proposta pelo ambiente do portal consiste em receber comentários por blocos, nos diferentes artigos e cláusulas das minutas. A interface da ferramenta facilita o processo de publicar, ler e dialogar com os comentários deixados por outros participantes, permitindo um diálogo público e aberto com as sessões do texto e entre os debatedores. Por exemplo, se a pessoa quiser discordar, criticar ou complementar o Marco de Referência da Educação Popular, ela clica no balãozinho localizado ao lado do título do artigo, visualiza todos os comentários realizados e pode responder e debater com outros participantes.
Tendo como ponto de partida que a educação popular é um processo coletivo de elaboração do conhecimento que desenvolve junto a educadores e educadoras a capacidade de ler criticamente a realidade para transformá-la e que a apropriação crítica dos fenômenos e de suas raízes permite o entendimento dos momentos e do processo  de conquista de direitos, ajudando a quebrar toda forma de alienação e a busca e descoberta do real e para a sua superação, considera-se que o principal campo da prática da educação popular está no trabalho de base, que pode se dar em diferentes espaços populares e institucionais, no território, no campo, na cidade, nas periferia e centros.  Acesse a consulta https://www.participa.br/educultura

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