segunda-feira, 19 de março de 2012

19 de Março - Dia de São José

As águas de março e a enchente de São José


Maria Alves presenciou algumas enchentes de São José
No mês marcado pela imagem da água, a cultura também entra em cena.
Diz a lenda que, no dia de São José, 19 de março, uma forte chuva toma conta do país ocasionando a popular enchente de São José. Esse fenômeno natural difundido a partir do Ceará, Estado cujo santo é padroeiro, já faz parte das histórias de uberlandenses.
A aposentada Maria Alves, 70 anos, desde criança ouvia histórias relacionadas à enchente de São José e até já presenciou algumas delas. “Minha mãe contava que, no dia 19 de março, caíam fortes chuvas e os alagamentos se tornavam visíveis. Morávamos em uma fazenda, e era possível ver córregos transbordarem, pontes quebrarem, criações de animais rodarem na enchente e os quintais serem destruídos pela intensidade da chuva.”
Atualmente, Maria Alves ainda crê na enchente que leva o nome do santo, porém afirmou que essa não é mais como antigamente. “A enchente de São José acontece até hoje, só que em menores proporções; às vezes ocorre no dia 19 de março mesmo, outras vezes adianta ou atrasa em alguns dias. A enchente vem acompanhada da última chuva da estação”, disse a aposentada.
Para o representante comercial Rênio Carlos Garcia, 40 anos, a Enchente de São José aguça as lembranças e faz relembrar um episódio triste de sua infância. “Lembro que foi num fim de tarde há uns 30 anos. Eu e minha família morávamos na avenida Rondon Pacheco, e, neste dia, eu estava brincando na casa de uma vizinha na mesma avenida. Começou uma chuva forte e, de repente, a “Rondon” estava toda alagada. Quando fui à janela ver o que era essa tal Enchente de São José, que minha mãe e a vizinha disseram estar acontecendo, vi um homem se agarrando numa placa de asfalto e logo depois sumindo na água.”
Rênio Carlos ainda lembra que toda Enchente de São José era um desespero, pois muitas pessoas perdiam tudo e a Rondon ficava com enormes buracos. Quando questionado pela reportagem se a enchente não passava de uma lenda, o representante comercial não hesitou em responder categoricamente: “Não é uma lenda. Eu não só acredito, como vivi isso”.

Não há ligação entre enchente e santo


Frei Sérgio diz que santo é sinônimo de fartura e abundância
O frei Sérgio, das paróquias Nossa Senhora de Fátima e São Frei Galvão, disse que a Enchente de São José é apenas tradição, costume do povo, e que a Igreja Católica não faz nenhuma ligação entre São José e as condições climáticas. “Não existe uma ligação do santo com a enchente. É apenas uma coincidência. Como março é um mês em que chove muito, o povo acaba ligando uma coisa à outra.”
De acordo com o frei Sérgio, São José é o padroeiro das famílias, aquele que sustenta e que provê. O santo é sinal de fartura e abundância. “Talvez seja por isso a ligação do Santo com a enchente. A pessoa que tem fé liga vários fatos com o divino e a lenda da enchente no passado funciona como uma esperança para o produtor rural, que precisava de chuvas para o início da plantação.”
Para comemorar o dia de São José, a paróquia que leva o nome do Santo realiza nesta segunda-feira(19), a partir das 17h, a exposição do Santíssimo para adoração. Logo após, acontece a bênção e a missa festiva em honra e louvor a São José. Haverá barraquinhas depois da celebração. A Paróquia São José fica na rua Polidoro Rodrigues de Freitas 736, no bairro Vigilato Pereira.

Chuvas são comuns nessa época


Thiago Moreira afirma que fim do verão traz as águas de março
O fim do verão normalmente vem acompanhado das “águas de março”, que ganharam fama na célebre canção de Tom Jobim. De acordo com o biólogo Thiago Moreira Santos, no verão, acontece muita evaporação de água, resultando em chuvas torrenciais. Elas acontecem mais no fim da tarde, geralmente depois de um dia com temperaturas elevadas.
Para o biólogo, a questão da Enchente de São José é também cultural. “Creio ser coincidência os fenômenos naturais acontecerem na mesma época em que se comemora o dia de São José. As chuvas do mês de março são relacionadas aos fenômenos naturais, ao fim da estação. Porém, algumas pessoas, por não terem o conhecimento biológico/científico, têm a crença de que 19 de março é o dia da enchente.”
Segundo o coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Luiz Antônio de Oliveira, a média de chuva para o mês de março é de 216 milímetros, número alto em relação aos outros meses. É o terceiro mês em que mais chove, atrás apenas de dezembro e janeiro.
Ainda de acordo com Luiz Antônio, para esta segunda, dia de São José, são previstas chuvas mais estendidas ao longo do dia em Uberlândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário