sábado, 10 de setembro de 2011

CELEBRANDO O SERTÃO








O Festival de Integração Regional "Sagarana - Feito Rosa para o Sertão", que terá sua quarta edição de 22 a 26 de setembro de 2011 no distrito de Sagarana, município de Arinos - MG, reafirma-se como um grande palco para o encontro de atores sociais e políticos que atuam na articulação e execução de projetos focados na economia solidária e no desenvolvimento e reaplicação de tecnologias sociais, além de mostrar a rica expressão cultural regional evocada pelo universo de Guimarães Rosa, impressa na cor local da paisagem e nas manifestações artísticas constantes na programação. Organizado pelo Cresertão – Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão, Instituto Alfa, Vale do Urucuia e Copabase, com o apoio de outros parceiros, o festival acontece em 2011 sob inspiração do tema “Sertão Geodésico – A justa medida da hospitalidade na “terra-mátria” e consolida-se como espaço de encontro e intercâmbio para comunidades, gestores públicos, intelectuais, artistas, pesquisadores, ativistas sociais e sonhadores.
Encontro dos Parceiros pelo Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Urucuia, o festivaé, segundo os organizadores, uma iniciativa de celebração da vida pelo pulsar dos saberes e fazeres comunitários articulados,  vislumbrando a construção de uma proposta coletiva, inclusiva e sustentável, de alcance regional, mas repercussão nacional. Um evento com inúmeras atividades culturais, artísticas, educativas e de discussão e exposição de políticas públicas, que reafirmará o Distrito de Sagarana como referência da cultura sertaneja associada à obra de Guimarães Rosa e à disseminação das tecnologias sociais.
TEIA - Neste sentido,  Sagarana também será palco para o Encontro Regional de Pontos de Cultura do Norte e Noroeste de Minas. Com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas pelos Pontos e debater as questões que pontuam a articulação e execução de ações em âmbito regional, o  encontro foi proposto pelo Ponto de Cultura Seu Duchin, do Instituto Rosa e Sertão de Chapada Gaúcha, coordenado por Damiana Campos. http://rosaesertao.blogspot.com/2011_08_01_archive.html#5261495668450439290

Urucuia Grande Sertão – A microrregião Urucuia Grande Sertão constitui uma das sete microbacias da mesorregião de Águas Emendadas. Esse nome está associado ao Rio Urucuia e ao Parque Nacional Grande Sertão Veredas, conta com uma população de 100.681 mil habitantes (IBGE-2000), numa área geográfica de 27.926 km2.
Essa microrregião representa uma síntese da contraditória realidade social brasileira. Embora dispondo de grandes potencialidades econômicas em alguns municípios, destacando-se com pequenas bolhas de riquezas devido à presença do agronegócio em forte crescimento, 68% de sua população encontra-se próxima à linha da pobreza.

Sagarana – O vilarejo que recebe o nome de uma das principais obras de Guimarães Rosa tem em sua história o verdadeiro universo roseano.
O termo “Sagarana”, criado pelo escritor, contém expressão do regionalismo típico do Estado, definidor da identidade e das raízes do povo mineiro. Significa a ligação do homem com a sua terra e a sua cultura, sem perder os vínculos com a universalidade própria do ser humano, expressa por convicções, crenças, atos e pensamentos.
“Sagarana”, união do radical germânico “saga” – que significa narrativa épica em prosa, ou história com acontecimentos marcantes ou heróicos – com o elemento “rana”, de origem tupi, que quer dizer “à maneira de”, “típico ou próprio de”.
A comunidade de Sagarana ainda convive com muitos problemas sociais, porém é detentora de inúmeras potencialidades locais, a exemplo de manifestações culturais, artesanato de tecelagem, pintura e bordado, uma Estação Ecológica, um conjunto de cachoeiras e terras férteis.
História - Distrito do município de Arinos, Sagarana está situada no centro do sertão do Vale do Rio Urucuia. Foi o segundo Assentamento da Reforma Agrária implantado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado de Minas Gerais.
Sua origem vem da fazenda pertencente ao Coronel Martin Estrela e tem como marcos históricos o fim da saga do coronelismo e o início da quebra da estrutura fundiária perversa da região.
Com 37 anos de existência, Sagarana tem uma população de aproximadamente 400 habitantes, que vivem e se sustentam principalmente da pecuária leiteira em regime de agricultura familiar.
A paisagem típica é a do cerrado, marcada pela presença de cachoeiras, nascentes e veredas.
Entre os buritizeiros se misturam araras, garças, pombos, emas, lobos guarás, tatus-canastras e tamanduás-bandeiras. Todos esses elementos da fauna e flora emprestam ao sertanejo inspiração para alimentar a cultura popular.
Programação e mais informações: www.sagarana.org
PROGRAMAÇÃO
* em construção
Dia 22/09 – Quinta-feira
08:00 – Território da Cidadania – Reunião do colegiado
19:00 – Seminário – 5ª Primavera dos Museus – Mulheres, Museus e Memória
Dia 23/09 – Sexta-feira
08:00 – Território da Cidadania – Reunião do colegiado
08:30 – Articulação do Parlamento do Sertão
10:00 – Audiência Pública da Comissão  de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG &
4º Encontro dos Parceiros do Vale do Urucuia
13:00 – Encontro com educadores: Paulo Freire e Guimarães Rosa
13:30 – Apresentação teatral  “A hora e a vez de Augusto Matraga” – Escolas de Sagarana
18:00 -  Lançamento da Cartilha “Seleção Participativa de Variedades  de Mandioca na Agricultura Familiar” – Embrapa/FBB
19:00 – Debate: Cultura, identidade e sustentabilidade – Guimarães Rosa, Darcy Ribeiro e Afonso Arinos
19:30 – Espetáculo teatral Xandu Quaresma – Grupo Fênix de Unaí
21:00 – Apresentações culturais
22:00 – Show: Banda Gambiarra – Paracatu -MG
Dia 24/09 – Sábado
07:00 – Encontro de Fanfarras – Arinos, Riachinho e Uruana
08:00 – Cortejo de Folias – Acolhida de Formosa – GO no Vale do Urucuia
08:00 – Fórum Regional dos Pontos de Cultura das Regiões Norte e Noroeste
09:00 – Encontro dos Fazedores e Gestores de Cultura do Vale do Urucuia
13:00 – Mutirão das Fiandeiras do Vale do Urucuia
15:00 – Espetáculo teatral Concessa
16:00 – Apresentação das Culturas Tradicionais
19:00 – Entrega de instrumentos musicais aos municípios do Vale do Urucuia
19:30 – Apresentação da Sinfonia do Sertão
20:00 – Espetáculo Outras Rosas em Rosa – Instituto Rosa e Sertão / Ponto de Cultura Seu Duchim
21:00 – Carta ao Velho Rosa – SESC/ Paracatu – MG
22:00 – Primeiro Encontro dos Filhos e Amigos de Sagarana & Bingo do Sertão
22:00 – Badia Medeiros e Nego de Brito
22:30 – Show – Pereira da Viola
23:30 – Forró no curral
Dia 25/09 – Domingo
08:00 – 3º Encontro dos Agentes Locais de Desenvolvimento do Vale do Urucuia
08:00 – Enduro de Motos – Trilhas do Sertão
09:00 – Encontro de líderes da Pastoral da Criança da Diocese de Paracatu
09:00 – Festival de Bonecos
09:00 – 1º Encontro de Capoeira dos Vales do Urucuia e do Paracatu
09:00 – Rua de lazer
10:00 – Encontro de Famílias Urucuianas

Nenhum comentário:

Postar um comentário