sábado, 26 de março de 2011

Uma hora sem luz no Brasil e no mundo

Arcos da Lapa, no Rio, ficará as escuras na noite deste sábado durante a ação Hora do Planeta, que ocorre em diversos países.

Neste sábado (26/03), parte do mundo apagará as luzes em solidariedade ao planeta. Durante 60 minutos, empresas, governos e comunidades de 4.616 cidades em 128 países do globo terrestre ficarão no escuro para chamar a atenção de todos para o processo do aquecimento global. A ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, informou ontem (25/3) que participará da campanha a “Hora do Planeta” que ocorrerá das 20h30 às 21h30 na praça em frente aos Arcos da Lapa, um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro.

O evento é realizado, anualmente, desde 2007 pela ONG (Organização Não-Governamental) WWF. Na ação ocorrida em ano passado, vários monumentos mundiais como a Torre Eiffel, o Cristo Redentor, as pirâmides do Egito e a Acrópole de Atenas ficaram às escuras num movimento em benefício do planeta.

Este ano, vários representantes brasileiros já apoiam o mobilização internacional, como o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, considerado o primeiro tribunal do país a participar do projeto.

Na cidade de Salvador as luzes serão desligadas no Palácio Thomé de Souza, no Elevador Lacerda, nas estátuas dos Orixás no Dique do Tororó, na Praça Castro Alves, na estátua do Cristo e no Farol da Barra.

Já em Brasília, governo federal, Câmara Legislativa do DF e Frente Parlamentar na capital brasileira já se comprometeram a participar do projeto e alguns monumentos importantes da cidade ficarão no escuro na noite deste sábado como o Palácio do Buriti e Anexo, o Memorial JK, o Teatro Nacional, a Catedral, o Museu do Índio, o Complexo Cultural da República e a Ponte JK.

Várias outras cidades brasileiras também participarão do movimento como Aracaju, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Natal, Palmas, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo, Teresina, Vitória, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário