ESTRUTURA DO PLANO DE TRABALHO
PLANO DE AÇÃO - INTERVENÇÃO SOCIAL DA LIDERANÇA
1. Jesus Duarte Filho, CPF 225.445.181-20 Agência ECCOM - Escola de Expressão e Comunicação Comunitária – Rede Comunitária de Produção Audiovisual Pontão de Cultura
2. RESUMO: Agência Escola de formação de líderes em comunicação comunitária
3. JUSTIFICATIVA DO TRABALHO A permanente urgência da democracia e justiça social
4. ESTADO ATUAL DO TRABALHO Este em que estamos aqui dispostos a trabalhar com o Instituto Lula
5. OBJETIVOS DO PROJETO: https://redeccom.blogspot.com/2021/11/liderancas-para-era-digital.html
6. PÚBLICO ALVO https://redeccom.blogspot.com/2021/11/liderancas-para-era-digital.html
7. METAS https://redeccom.blogspot.com/2021/11/liderancas-para-era-digital.html
RedeCCom ECCom
REDE COMUNITÁRIA DE COMUNICAÇÃO
AGÊNCIA ESCOLA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Vila Planalto-DF
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação SCS/CAL/DEx/UnB-DF
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Riacho Fundo II-DF
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Itapuã-DF
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Ceilândia-DF
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Brazlândia-DF
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Estrutural-DF
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação São Sebastião-DF
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Planaltina-DF
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Paracatu-MG
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Montes Claros-MG
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação São Francisco-MG
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação São Pirapora-MG
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Anápolis-GO
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Monte Alegre de Goiás-GO
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Mambaí-GO
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Cidade Ocidental-GO
UniCCom
Unidade Comunitária de Comunicação Criciuma-SC
Entidades – Distrito Federal
Cooperativa
100 Dimensão - Riacho Fundo II
Paranoarte
– Rede Solidária de Artesanato e Cultura Popular – Paranoá DF
Casa
Brasil UnB Ceilândia DF
Cooperativa
União – São Sebastião DF
Promovida-São
Sebastião DF
Associação
de Amigos do Centro Histórico - Planaltina-DF
Mãos de
Arte – Paranoá DF
Entidades – Outros Estados
ASCFA –
Associação Cultural e Folclórica de Anápolis - GO
ACAA –
Associação Cultural e Artística de Anápolis - GO
COEPI –
Comunidade Educacional de Pirenópolis - GO
ASPAG –
Associação dos Pequenos Produtores Agrícolas do Geraes – Mambai GO
Associação
Comunitária Rádio Expressão FM - Mambaí – GO
CULTUARTE – Associação de Cultura, Arte e Educação - São Francisco
– MG
Fundação
Genival Tourinho/TV Geraes – Montes Claros - MG
Instituto
Rosa e Sertão – Chapada Gaúcha – MG
Trupe
Art Manha – Pirapora MG
Centro
de Artesanato de Januária - MG
Associação
dos Amigos da Cultura de Paracatu - MG
Cine
Teatro Santo Antônio – Paracatu – MG
Canal
Capibaribe – Recife – PE
Centro
Cultural Estrela de Lia – Ilha de Itamaracá – PE
Projeto
Kabum – Salvador – BA
Rádio
Avante – Lençóis – BA
Fundação
Casa Grande – Nova Olinda – CE
Amanda
– Associação Mundo Animado das Artes – Fortaleza-CE
Multiplicando Talentos – Criciúma/Içara – SC
1. Introdução A apresentação seguinte é uma versão do projeto adaptado ao modelo "Lideranças para a Era Digital" Instituto Lula para a execução em 2022 com ações mais voltadas para o DF e Entorno. |
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1.1
Identificação da Ação |
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Título: |
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Agência Escola de
Expressão e Comunicação Comunitária/Rede Comunitária de Comunicação/Oficinas
Comunitárias da Memória Popular Brasileira |
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Coordenador: |
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Jesus Duarte Filho /George Duarte |
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Tipo da Ação: |
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Projeto |
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Edital: |
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"Lideranças para a Era Digital" | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Instituição: |
| Instituto Lula | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Início Previsto: |
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Término Previsto: |
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Recurso Financeiro: |
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Em levantamento |
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1.2
Detalhes da Ação |
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Carga Horária Total da Ação: |
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385 horas |
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Periodicidade: |
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Anual |
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A Ação é Curricular? : |
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Não |
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Abrangência: |
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Regional/Nacional |
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Tem Limite de Vagas?: |
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Não |
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Local de Realização: |
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DF e Entorno,
RIDE |
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Período de Realização: |
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Janeiro a
Dezembro de 2022 |
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Tem inscrição?: |
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Sim |
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1.3
Público-Alvo |
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Tipo/Descrição do Público-Alvo: |
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O público alvo
compõe cianças, jovens, adultos, professores, estudantes, técnicos que atuam
na sociedade e que se interessam pela comunicação comunitária, bem como
entidades e organizações que precisam da comunicação para desenvolver suas
ações socias. |
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Número Estimado de |
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2000, em
progressão. |
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Discriminar Público-Alvo: |
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1.4
Parcerias |
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1.5 Caracterização da Ação
Área de Conhecimento: Lingüística,
Letras e Artes » Artes » Cinema » Técnicas de Registro e edição audiovisual
Área Temática Principal: Comunicação
Área Temática Secundária: Cultura
Linha de Extensão: Mídia artes
(mídias contemporâneas, multimídia, web-arte, arte digital)
1.6 Descrição da Ação
Resumo da Proposta:
O projeto propõe a articulação da Rede Comunitária
de Comunicação em Rádio(Podcasts) e Produção Audiovisual através da qualificação para a
produção e veiculação de documentos audiovisuais realizados junto as entidades
do movimento social assim como a produção e divulgação de produtos realizados
pelas Unidades Comunitárias de Comunicação qualificadas nas diferentes regiões
do território nacional.
Palavras-Chave:
Cultura, Comunicação, Livro e Leitura, Qualificação,
Empreendedorismo, Divulgação
Informações Relevantes para Avaliação da Proposta:
http://redeccom.blogspot.com/
1.6.1 Justificativa
Com a implantação de Programas Federais de atendimento a comunidade durante os Governos Lula e Dilma, surgiram novas demandas a partir da grande diversidade de produtos culturais elaborados por grupos comunitários e entidades da sociedade civil em Pontos de Cultura e outras formas de atuação. E a mais urgente de todas as demandas foi promover a circulação das informações e divulgação dos produtos gerados.
Neste sentido, a proposta das Oficinas Comunitárias da Memória Popular Brasileira dentro do formato Lideranças para a Era Digital do Instituto Lula, busca a reativação das redes formadas por Pontos de Cultura e demais formatos de atuação comunitária, tendo como ferramenta a linguagem audiovisual, com seus suportes em veloz processo de evolução tecnológica, que soma a praticidade de equipamentos cada vez mais simplificados e o imediatismo da reprodução e divulgação das mensagens gravadas, viabilizando a sua utilização educativa com a obtenção de resultados maximizados.
Com uma ação integrada na realização de oficinas de produção audiovisual, capacitando agentes sociais para atividades de comunicação comunitária e gerando produtos para veiculação em espaços das mídias sociais. Considerando as características do mercado de trabalho nas diversas regiões brasileiras, o empreendedorismo em comunicação comunitária pode constituir-se em alternativa concreta de geração de ocupação e renda para parcela dessa clientela a ser atendida . Ao propor também mobilização social, trabalhando a integração dos diversos segmentos comunitários, as oficinas da Escola de Expressão e Comunicação Comunitária proporcionam a interação de alunos, professores/instrutores e comunidade em um genuíno exercício de cidadania na busca de conhecimento e na construção de um discurso comunicativo que retrate com o máximo de fidelidade aquela realidade comunitária que o produz.
Ao arregimentar estes segmentos para a discussão de temas relevantes e
educativos pela linguagem audiovisual, o projeto contribuirá para o despertar de
consciências com novas experiências e conhecimentos no âmbito da comunicação
comunitária, abrindo novas fronteiras de inserção e atuação do Projeto Rede
Comunitária de Comunicação/Escola de Expressão e Comunicação Comunitária
através de suas ações.
Benefícios Resultantes
Artísticos:
-Estímulo à regionalização da produção cultural e o surgimento de novos
valores praticantes de diversas linguagens artísticas e diversificação das
atividades culturais comunitárias.
-Registro audiovisual de manifestações artísticas e culturais regionais,
gerando edições de genuinos produtos de comunicação comunitária.
-Criação de canais para divulgação da expressão cultural e outras
demandas da comunidade
Sociais
-Fortalecimento de práticas coletivas para o desenvolvimento comunitário
e melhoria da qualidade de vida da população.
-Estruturação institucional de espaços destinados a articulação e
mobilização comunitária.
-Intercâmbio entre grupos e regiões, promovendo a circulação de bens
culturais
Econômicos:
-Geração de emprego e renda com empreendedorismo e auto gestão na área
de produção audiovisual e comunicação comunitária.
-Promoção de produtos e serviços da comunidade nos mercados locais,
regionais e nacional.
1.6.3 Objetivos
-Articular e estruturar a Rede Comunitária de Comunicação/Escola de Expressão e Comunicação Comunitária, desenvolvendo atividades práticas de produção audiovisual junto a entidades da sociedade civil, formando uma cadeia produtiva com Unidades Comunitárias treinadas para abordagens de temas relacionados ao contexto da realidade social, cultural e ambiental das diversas regiões do Brasil e integrando demais ações de atendimento a comunidades.
-Treinar potencialidades individuais e coletivas para a prática da
linguagem audiovisual e o desenvolvimento dos temas propostos pelas diversas
fases de uma produção.
-Promover interdisciplinaridade com a integração de oficinas das ações
dos diversos parceiros relacionadas com a linguagem audiovisual.
-Gerar produtos de comunicação para divulgação de manifestações culturais e ações de empreendedorismo comunitário.
1.6.4 Metodologia e Avaliação
O projeto prevê a formação técnica de jovens e adultos das comunidades,
escolhidas em função do potencial da produtora local integrante da Rede. A Rede
apresentará essas escolhas fundamentadas com informações de cada uma das
comunidades. A quantidade de jovens e adultos que serão formados em cada comunidade será uma função determinada pelos compromissos de integração desses
profissionais nas respectivas produtoras locais. Como as produtoras integrantes
da Rede apresentam grande diversidade de constituição jurídica, organização
administrativa e relações de produção e comerciais, a integração desses
profissionais será em conformidade com essas características particulares, mas
haverá compromissos claros, quantificados, mas obviamente condicionados à
expansão do mercado das respectivas produtoras locais, estruturadas nas Unidades
Comunitárias de Comunicação. Essa hipótese não é irrealista, porque a Rede
também trabalha com as outras dimensões da questão e, relativamente ao mercado,
a distribuição de seus produtos pelas diversas mídias, no ambiente das novas fronteiras
estabelecidas pela Cultura Digital.
A Rede Comunitaria de Comunicação agrega produtores de cena do audiovisual de todo o pais, cuja produção está alinhada com as necessidades e agenda dos movimentos sociais. A Rede será articulada por meio das Unidades Comunitárias qualificadas em Oficinas de Produção Audiovisual, para registro e edição dos temas e manifestações ligadas as demandas populares. Esse projeto vem qualificar a Rede no sentido de inserir a Economia Solidária, de modo que o reconhecimento de novas práticas de viver e produzir possam ser desvelados pela comunicação. A proposta é fazer das demandas o aporte para a geração de renda e trabalho nos grupos populares pela valorização de seus produtos e crenças.
Os cursos de qualificação serão oferecidos na modalidade à distância e
por Oficinas Vivenciais práticas presenciais de Produção.
1.6.6 Avaliação
Pelo Público
Entrevistas avaliativas ao término das oficinas de formação, eventos e veiculação de
produtos. Indicadores de renda e trabalho dos grupos populares.
Pela Equipe
Atas de reuniões de programações e de avaliações. Avaliação de audiência e acessos Web.
1.7 Divulgação/Certificados
Meios de Divulgação: Rádio, TV, Cartaz,
Folder, Mala Direta, Internet, Imprensa
Outros meios de Divulgação
Contato:
redeccom@gmail.com
Emissão de Certificados:
Qtde Estimada de Certificados para Participantes: 2380
Qtde Estimada de Certificados para Equipe de
Execução: 300
Total de Certificados: 2680
Frequência Mínima (%): 80
Justificativa de Certificados:
1.8 Outros Produtos Acadêmicos
Gera Produtos: Sim
Produtos: Artigo
Capítulo de Livro
Comunicação
Jogo Educativo
Jornal
Livro
Manual
Oficina
Outros
Produto Artístico
Produto Audiovisual-CDROM
Produto Audiovisual-DVD
Produto Audiovisual-Filme
Produto Audiovisual-Outros
Produto Audiovisual-Vídeo
Programa de Rádio(Podcast)
Programa de TV
Relatório Técnico
Revista
Software
Jogos Eletrônicos
Descrição/Tiragem: As oficinas e os cursos vão gerar múltiplos produtos de comunicação que serão quantificados ao final de cada processo.
2.2 Cronograma de Atividades
Atividade: Oficinas
Comunitárias de Comunicação da Memória Popular Brasileira
Início: Janeiro/2022 Duração:
12 Meses
3. AGÊNCIA ESCOLA DE EXPRESSÃO E
COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
APRESENTAÇÃO
Como atividade permanente, são
desenvolvidas oficinas vivenciais em produção audiovisual, rádio, blogs e redes
sociais, com editorias que abordam o cotidiano das comunidades envolvidas,
estruturando rotinas diárias em Agências
Comunitárias de Comunicação, espaços de atuação profissional em ambiente
de ensino-aprendizagem, desenvolvendo produtos junto ao mercado de economia
solidária e capacitando jovens e adultos para atividades de comunicação
comunitária, gerando conteúdo para redes sociais e programas de rádio e TV para veiculação na web e em espaços na
programação da Rede Pública de Televisão, Rádios e Canais Comunitários de TV. Propomos a realização de Mostras de
Audiovisual Comunitário e do programa “REDE COMUNITÁRIA” a partir dos produtos gerados na aprendizagem
prática das oficinas, divulgando as ações das comunidades onde estão inseridas
as Unidades Comunitárias de Comunicação, além de iniciativas de
empreendedorismo solidário identificadas e desenvolvidas no âmbito do projeto.
A
Rede Comunitária de Comunicação, como Pontão de Cultura, já produziu 43 edições do programa de TV REDE
COMUNITÁRIA que foram ao ar pela TV Nacional, canal 2, atual TV Brasil, e NBR,
o canal do Governo Federal, de outubro de 2006 a agosto de 2007.
3. Mapa de Ação, objetivos específicos e quantificação de resultados
Empreendedorismo /Economia solidária |
||||
Imagem
Pessoal |
||||
Planejamento
de Mídia |
Produção
Executiva
(administração financeira e gerenciamento do Job) |
||||
História
do Cinema I
(introdução ao Audiovisual) |
||||
História
do Cinema II
(Prática, movimentos de câmera, gêneros...) |
||||
“Pré-roteiro” |
||||
OFICINAS
ESPECÍFICAS |
||||
Assistência
de Direção |
||||
Operador
de Câmera |
||||
Operador
de Áudio |
||||
Operador
de Luz e Elétrica |
Fotografia |
||||
Produção |
||||
Figurino |
||||
Cabelo
e Maquiagem |
||||
Cenografia
(cenotécnico) |
||||
Edição |
||||
Finalização
e Computação Gráfica |
||||
Criação
de Roteiro |
4.
Inserção de Participantes
5.
Trabalhos Comunitários
9. Compromisso Futuro
O
monitoramento será realizado pelo Conselho Gestor do Projeto, formado por
representantes indicados pelas instituições parceiras, acompanhando e avaliando
processualmente o cumprimento das ações de qualificação, formalização do
empreendimento e de inserção dos jovens, mantendo cadastro individualizado dos
beneficiários, bem como listas de presença que comprovem a freqüência dos
jovens nos cursos realizados.
Cabe
a Coordenação Geral do Projeto o envio, aos concedentes de recursos por
convênio, dos instrumentos de monitoramento e de avaliação previamente
definidos, contendo relatórios mensais, parciais e finais, para avaliação. A
Coordenação fica incumbida ainda de fornecer o acesso às informações referentes
às ações executadas, sempre que solicitadas.
6. Mapa de Ação, objetivos específicos e quantificação de resultados
Empreendedorismo /Economia solidária |
||||
Imagem
Pessoal |
||||
Planejamento
de Mídia |
Produção
Executiva
(administração financeira e gerenciamento do Job) |
||||
História
do Cinema I
(introdução ao Audiovisual) |
||||
História
do Cinema II
(Prática, movimentos de câmera, gêneros...) |
||||
“Pré-roteiro” |
||||
OFICINAS
ESPECÍFICAS |
||||
Assistência
de Direção |
||||
Operador
de Câmera |
||||
Operador
de Áudio |
||||
Operador
de Luz e Elétrica |
Fotografia |
||||
Produção |
||||
Figurino |
||||
Cabelo
e Maquiagem |
||||
Direção de Arte -Cenografia
(cenotécnico) |
||||
Edição |
||||
Finalização
e Computação Gráfica |
||||
Criação
de Roteiro |
7. Aplicação
e Sustentabilidade
A sustentabilidade passa por um mapeamento das dificuldades ao longo da
implantação e condução do projeto. É importante que se registre diariamente os
resultados de andamento das ações. O ineditismo do projeto traz consigo riscos
e situações que se não resolvidas de imediato podem comprometer os resultados.
11.1MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES
8.1.1
O monitoramento será realizado pelas
entidades da Rede Comunitária de Comunicação, acompanhando e avaliando
processualmente o cumprimento das ações de qualificação, formalização do empreendimento e de inserção dos jovens,
mantendo cadastro individualizado dos beneficiários, bem como listas de
presença que comprovem a freqüência dos jovens nos cursos realizados.
11.1.2
Cabe
às entidades participantes da rede o envio, à Coordenação Geral do Projeto, dos
instrumentos de monitoramento e de avaliação previamente definidos, contendo
relatórios mensais, parciais e finais, para avaliação por parte da mesma. As
entidades ficam incumbidas ainda de fornecer o acesso às informações referentes
às ações executadas, sempre que solicitadas.
11.1.3
Monitoramento,
nos moldes de Incubadora de Empresas, por Equipe Técnica e Conselho Gestor
eleito pelos jovens da comunidade e representantes da entidade ao longo de
aproximadamente 12 meses; período que se acredita adequado para independência
do negócio e pressupõe-se que os jovens inseridos no mercado de trabalho
contarão com posição mais estável nos postos em que ocupam.
11.2 MARKETING DO PROJETO
11.2.1
Divulgação
da Unidade Comunitária de Produção Audiovisual na comunidade, através de
palestras junto a órgãos de representação local e discussões promovidas pelos
organizadores da Unidade em conjunto com os primeiros participantes do projeto
e convidados da indústria do audiovisual;
11.2.2
Articulação
das entidades públicas e privadas para a oferta de oportunidades de
especialização, cursos e emprego aos participantes quando da conclusão do
curso;
11.3 PARCERIAS
11.3.1
Parceria
junto a Rede Pública de Televisão, UnB TV, Canais Comunitários, TVs Universitárias – Legislativas, Judiciárias entre outras) para
absorção e divulgação do material produzido e inserção na grade de programação.
11.3.2
Identificação
e aglutinação dos jovens empreendedores;
11.4 CAPACITAÇÃO:
Aplicada em níveis diferentes de
orientação, e segundo as fases e categorias de desenvolvimento de um projeto de
audiovisual.
As três grandes fases são:
11.4.1
A elaboração da história (argumento, roteiro, e escolha de
formatação da peça);
11.4.2
Pré-produção e Produção (casting, fotografia, iluminação, operador
de câmera), Operador de áudio, Direção de arte (figurino, cenografia), Direção;
11.4.3
Pós-produção (digitalização, edição, finalização, efeitos,
trilha).
A freqüência mínima exigida aos jovens nas
ações de qualificação do empreendedorismo é de 75%, seguindo o critério do
Plano Nacional de Qualificação (PNQ).
Para efeitos de cumprimento da meta de
qualificação, será aceita a taxa de evasão de 10%, conforme estabelece o PNQ. A
substituição de jovens que porventura deixarem de freqüentar os cursos somente
poderá ser efetivada, no máximo, até a execução de 25% das ações de
qualificação.
11.5
Orientações
adicionais complementares à produção de audiovisual
desde noções simples do processo
associativo até a gestão empresarial, envolvendo orientações jurídicas,
contratuais, entre outras;
11.5.1
Iniciar ao longo do processo de produção de peças a constituição
de Associações ou Cooperativas, após a realização do primeiro conjunto de
produções, para viabilizar novas ações e realizações independentes;
11.5.2
As produções iniciais serão veiculadas na Web, onde um diário de
implantação do projeto será desenvolvido com atualizações quinzenais. Uma vez
terminada o primeiro conjunto de produções o site do projeto passa a ter um
caráter de divulgação para desenvolvimento de novas parcerias e interação com o
grupo de criação;
11.5.3
Monitoramento
do processo através de equipe técnica designada;
11.5.4
Consolidação
do processo associativo com a implantação do negócio.
12. Avaliação dos
Resultados
Propõe-se uma avaliação contínua, através do
Conselho Gestor da Rede Comunitária de Comunicação. Tal Conselho prevê a presença de representantes das entidades e caso haja
necessidade, um representante de órgão concedente de recursos por convênio, O
Conselho, em reuniões periódicas agendadas em sintonia com a apresentação de
resultados (peças audiovisuais que são produtos da RedeCCom) deve avaliar o
impacto do treinamento e o aproveitamento das ações empreendedoras junto à
sociedade. A avaliação da porcentagem de absorção dos profissionais pela
indústria e a conseqüente geração de renda para a comunidade também são
avaliadas na oportunidade.
Relatórios de monitoramento serão gerados
para acompanhamento das ações propostas e registro de recomendações de
possíveis correções no andamento de ações. A avaliação da eficácia servirá para
ampliação dos cursos e projetos com base em Incubadoras Populares de outros
segmentos, possibilitando trabalho não só com o jovem, mas também junto aos
seus familiares.
13. Metas
(quadro geral)
16. Cronograma de Execução
AÇÕES
A SEREM DESENVOLVIDAS |
Mês
01 |
Mês
02 |
Mês
03 |
Mês
04 |
Mês
05 |
Mês
06 |
Mês
07 |
Mês
08 |
Mês
09 |
Mês
10 |
Mês
11 |
Mês
12 |
Mês
13 |
Diagnóstico
Sócio Econômico |
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Divulgação
junto à comunidade |
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Pré-Seleção
dos Agentes de Comunicação Comunitária |
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Cadastramento
dos Agentes |
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Articulação
c/ entidades pública e privada |
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Estabelecimento
de Parcerias |
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Reuniões
Comunitárias |
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Seminários
de Sensibilização |
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Formação
de Equipe |
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Adequação
do Espaço |
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Capacitação
dos Educadores |
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Aprovação
do Conteúdo Programático |
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Inicio
das Aulas |
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Remanejamento
possível de jovens |
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Aula
Inaugural |
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Aulas
Teóricas Gerais |
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Aulas
Específicas |
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Inicio da Prática na área de |
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Definição
de Roteiros para as Peças a serem produzidas |
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Início
da Produção Gravações |
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Primeiro
conjunto de Peças Audiovisuais |
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Apresentações
em Eventos |
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Lançamento
do Site |
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Divulgação de peças via site |
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Consolidação de Parcerias |
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Cerimônia de Graduação |
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Revisão
do Projeto |
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Lançamento
do Projeto para o próximo período |
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