sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Vem aí a plataforma para autodeclaração dos Pontos de Cultura!

MinC SCDC Rede Cultura Viva Plataforma v04 CABECALHO

Vem aí a plataforma para autodeclaração dos Pontos de Cultura!


MinC SCDC Rede Cultura Viva Plataforma v03 MEME lancamento 04
A potência da cultura brasileira vai muito além da capacidade de fomento do governo. Pensando nisso, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural lança no dia 05 de outubro a Plataforma da Rede Cultura Viva. A ferramenta irá permitir que entidades e coletivos culturais se autodeclarem Pontos de Cultura, sendo reconhecidos como tal pelo Estado brasileiro.
Este processo é uma reivindicação histórica do movimento cultural e vai possibilitar o mapeamento, estímulo e valorização das ações culturais desenvolvidas pela sociedade civil, envolvendo entidades, grupos, coletivos, redes, artistas, produtores e demais expressões da diversidade cultural brasileira. A plataforma que possibilitará a autodeclaração será lançada no Memorial Darcy Ribeiro em Brasília, com a presença de representantes do setor cultural de todo país, do ministro da Cultura Juca Ferreira, da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes, parlamentares e outras autoridades.

Confira a programação

10h às 12h30 - Abre o Código! Desenvolvimento colaborativo de plataformas para a cultura


12072589 750399275065339 2760796297255015306 n
O debate "Abre o Código! Desenvolvimento colaborativo de plataformas para a cultura" abre a série de discussões sobre plataforma Rede Cultura Viva. Inspirada em experiências da sociedade civil, como mapeamentos colaborativos e crowdfunding, a plataforma é toda desenvolvida em Software Livre, tem seu código aberto em um repositório online e envolveu vários agentes da cultura digital, além de todas as secretarias do Ministério da Cultura durante sua criação. Para debater as ferramentas, softwares e experiências de desenvolvimento colaborativo participarão hackers e ativistas da cultura digital.

14h às 16h - Redes de Mídia Livre: articulação, narrativas e ferramentas


12063446 797517123705032 8928301112684428938 n
A articulação de uma rede nacional de Mídia Livre, a construção e disputa de narrativas do campo cultural e as ferramentas e metodologias da comunicação são temas de um dos debates que marcarão o lançamento da plataforma Rede Cultura Viva. Queremos debater uma narrativa que experimenta a prática dialógica e novas ferramentas, cria pensamento e extrapola o processo de informar.

14h as 16h - Roda de conversa - Cultura LGBT: Identidades e Expressões


MinC SCDC Rede-Cultura-Viva Plataforma v04 MEME evento14h 02-01
Na programação de lançamento da plataforma Rede Cultura Viva, será dedicado um momento especial para o debate de diversidade sexual e identidades de gênero. A proposta é discutir as alianças possíveis entre cultura e as variadas expressões da sexualidade, especialmente da comunidade de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e afins. Se pensamos a cultura pelo viés antropológico, podemos avançar na ideia de uma cultura LGBT tal como a de matriz africana, indígenas ou quilombolas? Como aproveitamos a plataforma de autodeclaração de pontos de cultura para ampliar o mapeamento dessas diversas manifestações em todo o Brasil? Traga sua ideia e participe do debate

16h às 18h - Economia Viva: Da auto declaração as Redes Colaborativas


photo 2015-09-29 19-38-33
Todos os arranjos e formas de fazer cultura podem ser Pontos de Cultura. A cartografia da economia da cultura e a ampliação das redes colaborativas é intrínseca a esse processo e é justamente esta reflexão que queremos fazer com você. A Rede Cultura Viva vai funcionar como um banco de metodologias, trocas, serviços, direitos e dados. Isso significa que a sua entidade, coletivo ou empreendimento poderá se conectar com qualquer outro grupo de cultura, sem intermediação do Ministério da Cultura. Programe-se para participar deste momento histórico da cultura brasileira.

19h - Lançamento da Plataforma Rede Cultura Viva


MinC SCDC Rede Cultura Viva Plataforma v05 MEME lancamento oficial-02
Para marcar o lançamento desta rede, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural realizará uma solenidade convidando importantes agentes públicos para a cultura brasileira. Na oportunidade será apresentado o Cadastro Nacional de Pontos de Cultura, as funcionalidades da nova plataforma e os benefícios da autodeclaração. A programação se encerrará com atividades culturais no mesmo local.



Confira a programação completa no lançamento da Rede ‪#‎CulturaViva‬.
Ministério da Cultura
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural está preparando uma série de debates para o lançamento da plataforma Rede Cultura Viva. Economia Viva, narrativas e desenvolvimento colaborativo de plataformas digitais são os temas das rodas de conversas que acontecerão no dia 05 de outubro, a partir das 9h, no Memorial Darcy Ribeiro, em Brasília. A programação também conta com agenda cultural para dar a largada no processo de autodeclaração dos Pontos e Pontões de Cultura de todo o Brasil!
Marque presença neste momento histórico da cultura brasileira!http://on.fb.me/1Fj2Xnj
Confira a programação:
10h às 12h30 - Abre o Código! Desenvolvimento colaborativo de plataformas para a cultura
14h às 16h - Redes de Mídia Livre: articulação, narrativas e ferramentas
16h às 18h - Economia Viva. Da autodeclaração as Redes Colaborativas
19h - Lançamento da Plataforma Rede Cultura Viva
20h - Programação Cultural e festa de encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário