quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Ministros discutem planos de cultura para o meio rural


Ministros Patrus Ananias e Juca Ferreira discutem parceria para ações culturais na área rural (Foto: Ascom/MinC)
 
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, se reuniu na manhã desta quarta-feira (2) com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para discutir novas parcerias, reconstrução, retomada e adaptação de antigos projetos relacionados a cultura no meio rural.
 
Juca iniciou a conversa citando a festa do São João como um importante momento da cultura popular de integração com a vida sertaneja e urbana. O ministro falou da sugestão que recebeu de um cidadão para a criação de uma feira próxima à festa de São João que articularia os dois setores (agricultura e cultura). A feira seria uma espaço que aumentaria a oferta gastronômica, faria com que o pequeno produtor venda e exponha seus produtos e participe da festa após a feira.
 
O ministro Patrus apresentou o dado de que a maioria esmagadora dos municípios brasileiros tem características rurais, sendo que mais de 75% das cidades tem menos de 20 mil habitantes. Patrus falou que para atender as prioridades da sua pasta - reforma agrária e o desenvolvimento da agricultura familiar – é necessário fazer a manutenção dessa população na agricultura. Para tal é importante criar condições saudáveis para que os jovens permaneçam nas áreas rurais. "Muitos jovens só saem do campo para terem oportunidades. A grande maioria ficaria nesses lugares caso tivessem acesso à cultura, bibliotecas e teatros", explicou.
 
De acordo com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, há vários programas que dialogam com a cultura rural para serem estruturados juntamente com o MDA. "O Brasil não é uniforme, pelo contrário, o campo brasileiro não se mostra de maneira igual e nem a cultura do campo. Até as relações de produção, tudo é muito diferenciado. As raízes são bem diferentes", observou.
 
Os ministros também debateram a formação de um Comitê Técnico Permanente interministerial. O Comitê irá discutir a criação, a reconstrução e o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para ampliação e valorização da cultura no meio rural.
 
Participaram também da reunião a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, o secretário Executivo do MinC, João Brant, a assessora de Juventude, Luiza Dulci e a secretária de Desenvolvimento Territorial, Severine Macedo.
 
Mariana Menezes
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário