quinta-feira, 4 de abril de 2013

Oficinas Comunitárias RedeCCom/Outro Olhar/TV Brasil com a Cáritas Diocesana de Paracatu em Unai MG





Vivência em Produção para TV com a Equipe de Produção OUTRO OLHAR/TV Brasil Empresa Brasil de Comunicação, dentro da programação das Oficinas Comunitárias de Produção Audiovisual da Memória Popular Brasileira – Unai - MG.
Data: 04 a 07 de Abril de 2013.
Oficinas Comunitárias de Produção Audiovisual é um processo de ensino aprendizagem apoiado na utilização dos meios tecnológicos de produção videográfica, que teve sua metodologia fundamentada na prática pela Escola de Expressão e Comunicação Comunitária, operando-se em um passo a passo que reproduz a estrutura de uma produção audiovisual, despertando os agentes participantes para visões próprias no trato da informação e possibilitando-lhes a realização de documentos praticando todas as fases que envolvem a confecção de um produto pela linguagem audiovisual.

A proposta de realização das Oficinas Comunitárias de Produção Audiovisual da Memória Popular Brasileira junto ao programa ATES/Cáritas – Núcleo Operacional Unaí MG, com a parceria Outro Olhar/TV Brasil, Cáritas Diocesana de Paracatu, Programa Arca das Letras/MDA, visa formatar o projeto da Agência Escola de Expressão e Comunicação Comunitária, em convergência com metodologias de inclusão digital, ações culturais e comunitárias desenvolvidas no município de Unaí - MG.
Desenvolver atividades de produção audiovisual para abordagens de temas relacionados à Memória Popular Brasileira no contexto da realidade social, cultural e ambiental do município de Unaí – MG


Identificar e treinar potencialidades individuais e coletivas para a prática da linguagem audiovisual e o desenvolvimento dos temas propostos pelas diversas fases de uma produção em vídeo.
Produzir a Primeira Mostra do Audiovisual Comunitário de Unaí - MG como prática de aprendizagem das Oficinas.
Estruturar a Agência Escola de Expressão e Comunicação Comunitária junto ao Núcleo Operacional da Cáritas Unaí - MG, com editoria permanente, articulando indivíduos e entidades na Rede Comunitária de Comunicação para a realização e veiculação de produtos pela TV Brasil, dentro do projeto Outro Olhar, além de Canais Comunitários, TVs Públicas Regionais e postagem nas Redes Sociais.

Temas:


1. Unaí – Cáritas Unaí, Agricultura Familiar, a Mulher e a Juventude no Campo

2. Unaí - Ação Cultural no Campo, Programa Arca das Letras, Diversidade cultural, Memória Popular, patrimônio imaterial, Quilombolas.

3. Unaí – Turismo, gastronomia


4. Unaí – Patrimônio Ambiental – Os problemas do Agronegócio


5. Unaí – Capital da Bicicleta


6. Unaí – Sustentabilidade, soluções, oportunidades

Programação:

Dia 04 – Abertura da Oficina
Apresentação da Proposta de Jornalismo Participativo com a Equipe de Produção OUTRO OLHAR/TV Brasil Empresa Brasil de Comunicação. 

Dia 05 - Produção dos temas. Edição.  
- Pouso da Folia do Divino Espírito Santo - Casa do Seu Florencio
Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Papamel

Dia 06
Com a presença de representante do MDA
9 horas – Núcleo Operacional Cáritas Unaí MG
 - Apresentação dos vídeos realizados sobre os temas
1. Unaí – Cáritas Unaí, Agricultura Familiar, a Mulher e a Juventude no Campo
2. Unaí - Ação Cultural no Campo, Programa Arca das Letras, Diversidade cultural, Memória Popular, Patrimônio imaterial, Quilombolas.
- Fala de Representante do MDA/SRA sobre Ação Cultural no campo.

14 Horas
Visita Arca das Letras Casa de Concessa, dinamizadora Cultural – Agente Arca das Letras – Revitalização da Arca das Letras da Comunidade - Paracatu MG 

Domingo
Edição - Finalização 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma da UNB

  Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma da UNB Se estivesse vivo, Honestino completaria, nesta quinta (28),...