NOTA ZERO, Presidente Lula! ZERO!
Essa foi a nota que ocupantes de cargos do Ministério da Cultura nos deram por defendermos a sua proposta de transformar os Clubes do tiro em Clubes do Livro.
Somos 131 Agentes de Leitura de todas as regiões do Brasil que ousaram vencer os obstáculos de um sistema intrincado, excludente e desanimador para nos cadastrar e nos inscrever no edital Prêmio Pontos de Leitura 2023.
O que causou espanto foi que a comissão julgadora não observou o que reza o próprio edital, não avaliou as ações dos projetos contidas no Anexo1 e inventou critérios para desclassificar e atribuir nota ZERO a 131 inscritos.
Segundo o que determina o edital Prêmio Pontos de Leitura 2023, os itens 5.5, 5.4.6, 5.4.7 e 5.8, utilizados para atribuir nota zero e desclassificação pela comissão, não são critérios de pontuação e classificação.
O que está escrito no item 7.1 é que a referida comissão de seleção foi constituída para avaliar as ações apresentadas pelos candidatos nos termos do item 8 do Edital, observando os benefícios culturais, sociais e econômicos oferecidos às comunidades, de acordo com os seguintes critérios e pontuações:
Critérios Não Muito
atende Baixa Baixa Média Alta
a. Impacto cultural e social da ação/atividade para a 0,0 0,5 1,0 3,0 5,0 comunidade onde está situada biblioteca
b. Pertinência da ação desenvolvida com as 0,0 0,5 1,0 3,0 5,0 características da comunidade a que se destina
C. Criatividade e dinamismo da ação/atividade
realizada 0,0 0,5 1,0 3,0 5,0
d. Qualidade e abrangência dos resultados
alcançados 0,0 0,5 1,0 3,0 5,0
8.2. Serão bonificados com o máximo de 10 pontos, além da pontuação obtida na análise dos critérios identificados no subitem 8.1, as atividades/ações que apresentarem:
Critérios Pontuação extra
Ações que beneficiem grupos discriminados e vitimados pela exclusão 2,0 socioeconômica e sociocultural e que contribuam para combater as discriminações étnicas, raciais, religiosas, etc.
Ações que apresentem medidas de acessibilidade física e/ou comunicacional, 2,0 para pessoas com deficiência
Ações que visem o empoderamento digital das bibliotecas e que fortaleçam 1,0 ou que desenvolvam atividades relacionadas às tecnologias de informação e comunicação ‐ TICs
Regiões de onde provém o projeto. Norte - 5,0 Nordeste – 4,0 Centro-Oeste – 3,0
Tudo o que queríamos era acolhimento por um ministério que tanto dedicamos para recriar e não termos nossos nomes impressos e publicados como DESCLASSIFICADOS NOTA ZERO no site oficial. Isso é péssimo para o currículo e nos expõe na linha de tiro dos clubes que queremos fechar.
Mas desse zero estamos fazendo um novo ponto de partida e seguimos em frente, Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Estamos ao seu lado e continuamos a ser 131 pontos de leitura da paz e do amor pelo Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário