Secretaria Nacional de Meio Ambiente do PT e FPA (Fundação Perseu Abramo) debatem emergência climática
Conforme relatório publicado recentemente pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, 1 bilhão de pessoas sofrerão deslocamento por inundações das áreas costeiras até 2050, e nos presentes dias pelo menos 3,3 bilhões de pessoas “estão altamente vulneráveis às mudanças climáticas” e 15 vezes mais propensas a morrer por condições climáticas extremas.A Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT (SMAD) e a Fundação Perseu Abramo (FPA) promovem um debate sobre emergência climática e transição socioecológica nesta quinta-feira, dia 10. O objetivo do evento é discutir os altos custos humanos e econômicos do aquecimento global e medidas essenciais para reverter a situação que afeta todo o planeta.
Para o secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, Penildon Silva, diante das características apresentadas no relatório, que indica o impacto humano em mortes, fome, destruição e migrações por mudanças climáticas, os Estados precisam atuar com maior rapidez para cortar as emissões de carbono.
Brasil tem potencial em energia eólica e solar
Penildon ressalta que o país tem importância para apontar as soluções, pois o Brasil tem uma matriz em grande parte hidrelétrica, mas tem potencial ainda maior de energia eólica e solar, que fazem a transição para que o país saia da matriz energética dos combustíveis fósseis.
O debate terá a participação de Dilma Rousseff, de especialistas sobre o clima e será transmitido ao vivo pela TVPT, às 19h. A mediação do evento será realizada pelo secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, Penildon Silva Filho, que também é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em educação.
Os especialistas que participarão do debate são o engenheiro em eletrônica, Carlos Nobre, da Universidade de São Paulo (USP); a urbanista e advogada, Suely Araújo, do Observatório do Clima; o economista e cientista social, Guilherme Melo, da Universidade de Campinas (Unicamp); e o engenheiro agrícola, Eduardo Assad, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Debate: A Emergência Climática e a necessidade de uma transição socioecológica
Data: 10 de março
Horário: 19 horas
Transmissão: TVPT
Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário