Pela primeira vez, uma conferência vai debater e formular propostas específicas em favor do aumento da participação do público na fiscalização sobre o uso do dinheiro público. A 1ª Conferência Distrital sobre Transparência e Controle Social (Consocial-DF) será aberta neste sábado (28) com quatro conferências regionais. As reuniões promoverão debates sobre o tema com moradores de dez Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal – Brazlândia, Cruzeiro, Estrutural/SCIA, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá, São Sebastião e Varjão.
O secretário de Transparência e Controle do Distrito Federal, Carlos Higino, considera que a Consocial-DF reflete a proposta contida no planejamento estratégico do Governo do Distrito Federal, já iniciada com a criação do Portal da Transparência, que completou um mês no dia 8 de janeiro. “Disponibilizamos ao público diversas informações, como aspectos orçamentários, financeiros, patrimoniais, de licitações, contratos e dados sobre servidores públicos. Nesse ponto, a Consocial-DF torna-se um meio para que a população se motive a acessar tais ferramentas e proponha novas para aprimorar o controle social”, afirma.
As demais Regiões Administrativas terão as suas etapas regionais realizadas dias 4 e 11 de fevereiro (veja programação). Todas elegerão um conjunto de diretrizes e propostas, além dos delegados que vão representá-las na etapa distrital, marcada para os dias 9 e 10 de março. As discussões já estão ocorrendo em todo o país e os resultados de cada Estado se juntam às propostas do DF na etapa nacional de 18 a 20 de maio, em Brasília. O resultado será a elaboração de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social para nortear políticas públicas, criação de leis e ações governamentais.
Entre os participantes inscritos, a pedagoga Karla Mendes considera essencial a oportunidade de diálogo entre o poder público e a população e já garantiu presença na regional da Asa Sul, no dia 11 de fevereiro, no Centro de Convenções. “Irei exercer meu papel como cidadã engajada na luta por políticas públicas mais eficientes e por maior transparência na divulgação dos gastos dos recursos públicos”, explica. Entre as sugestões que vai levar para o debate, antecipou a preocupação em elaborar medidas de empoderamento, que aumentem efetivamente o interesse da população pela gestão da sua RA e do Distrito Federal. “Quero colaborar na proposição de projetos direcionados para a capacitação da população em Gestão Pública para que se conscientizem do real papel dos gestores, em suas funções como administradores públicos”, destacou.
As inscrições para as etapas regionais estão abertas e podem ser realizadas no site da Consorcial-DF –http://www.stc.df.gov.br/consocial. No dia dos eventos, serão aceitas inscrições durante o período de credenciamento.
Veja hora e local da Conferência da sua região
28.01 – Sábado- 8h
- BRAZLÂNDIA
Local: CEM 01 - Área Especial 02 Setor Sul - Brazlândia
- PARANOÁ, VARJÃO, LAGO NORTE E ITAPOÃ
Local: Centro de Ensino Qd. 26 Conj. G Área Especial- Paranoá
- SÃO SEBASTIÃO, LAGO SUL E JARDIM BOTÂNICO
Local: Colégio São Francisco - São Sebastião
- ESTRUTURAL/SCIA E CRUZEIRO
Local: CEF 01 - Área Especial 3 Setor Central – Estrutural
Próximas etapas
DIA 04.02 – Sábado
- TAGUATINGA, VICENTE PIRES
- NÚCLEO BANDEIRANTE, CANDANGOLÂNDIA, GUARÁ, ÁGUAS CLARAS, CIA, PARK WAY
- PLANALTINA
- SAMAMBAIA
DIA 11.02 – Sábado
- BRASÍLIA, SUDOESTE/ OCTOGONAL
- CEILÂNDIA
- RIACHO FUNDO I E II, RECANTO DAS EMAS
- SOBRADINHO I E II, GAMA E SANTA MARIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário