CRITÉRIOS GERAIS DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO O GOYANEZ - O FILME
Nº CRITÉRIO DESCRIÇÃO PONTOS
1.QUALIDADE DO PROJETO -
COERÊNCIA DO OBJETO,
OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E
METAS DO PROJETO
A análise deverá considerar, para fins de
avaliação e valoração, se o conteúdo do
projeto apresenta, como um todo,
coerência, observando o objeto, a
justificativa e as metas, sendo possível
visualizar de forma clara os resultados que
serão obtidos.
De 0 a 5
pontos.
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
2
RELEVÂNCIA DA AÇÃO
PROPOSTA PARA O
CENÁRIO CULTURAL DE
GOIÂNIA
A análise deverá considerar, para fins de
avaliação e valoração, se a ação contribui
para o enriquecimento e valorização da
cultura de Goiânia.
De 0 a 5
pontos.
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
3
QUALIFICAÇÃO DOS
PROFISSIONAIS
ENVOLVIDOS
Capacidade técnica dos principais
profissionais envolvidos De 0 a 5
pontos.
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
4
ASPECTOS DE INTEGRAÇÃO
COMUNITÁRIA NA AÇÃO
PROPOSTA PELO PROJETO.
Considera-se, para fins de avaliação e
valoração, se o projeto apresenta aspectos
de integração comunitária, em relação ao
impacto social para a inclusão de pessoas
com deficiência, idosos e demais grupos em
situação de histórica vulnerabilidade
econômica/social.
De 0 a 5
pontos.
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
5
COERÊNCIA DA PLANILHA
ORÇAMENTÁRIA E DO
CRONOGRAMA DE
EXECUÇÃO ÀS METAS,
RESULTADOS E
DESDOBRAMENTOS DO
PROJETO PROPOSTO
A análise deverá avaliar e valorar a
viabilidade técnica do projeto sob o ponto de
vista dos gastos previstos na planilha
orçamentária, sua execução e a adequação
ao objeto, metas e objetivos previstos.
Também deverá ser considerada para fins de
avaliação a coerência e conformidade dos
valores e quantidades dos itens relacionados
na planilha orçamentária do projeto.
De 0 a 5
pontos.
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
6
COERÊNCIA DO PLANO DE
DIVULGAÇÃO AO
CRONOGRAMA, OBJETIVOS
E METAS DO PROJETO
PROPOSTO
A análise deverá avaliar e valorar a viabilidade
técnica e comunicacional com o público-alvo
do projeto, mediante as estratégias, mídias e
materiais apresentados, bem como a
capacidade de executá-los
De 0 a 5
pontos.
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
7
COMPATIBILIDADE DA
FICHA TÉCNICA COM AS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS A análise deverá considerar a carreira dos profissionais que compõem o corpo técnico e artístico, verificando a coerência ou não em
relação às atribuições que serão executadas
por eles no projeto (para esta avaliação
serão considerados os currículos dos
membros da ficha técnica). De 0 a 5 pontos.
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
8
DA PARTICIPAÇÃO DE
PROFISSIONAIS DO
MUNICÍPIO
Participação de artistas ou profissionais do
setor audiovisual do Município de Goiânia.
5 pontos: 4 ou
mais
participantes.
3 pontos: Até 3
participantes.
0 ponto: Não
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
9
DA LOCALIDADE
Gravação ou realização do projeto no
Município de Goiânia, considerando locação
para gravação, território em que está inserido,
circulação para exibição ou atividade
formativa.
5 pontos:
Plenamente.
3 pontos:
Parcialmente.
0 ponto: Não
ou não se
aplica.
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
PONTUAÇÃO TOTAL 45 Pontos
O GOYANEZ - O FILMEPONTUAÇÃO TOTAL 45 Pontos
b. Critérios de análise de mérito referentes à qualificação do Proponente:
10
EXPERIÊNCIA Tempo de atuação profissional
5 pontos: 6 anos ou mais.
3 pontos: de 2 a 5 anos
1 pontos: 1 ano ou menos
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
11 PRODUÇÃO Quantitativo de obras produzidas
5 pontos: 4 obras ou mais.
3 pontos: Até 3 obras.
0 ponto: Não ou não se
aplica.
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
12
PRÊMIOS
Premiado em mostras, festivais, programas
de fomento e outras indicações de júri ou
menção honrosa.
5 pontos: 4 vezes ou mais.
3 pontos:
Até 3 vezes.
0 ponto: Não
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
PONTUAÇÃO TOTAL 15 pontos
O GOYANEZ - O FILMEPONTUAÇÃO TOTAL 15 Pontos
c) Critérios De Ações Afirmativas previstas na realização da Contrapartida, conforme
art. 16 do Decreto Regulamentador nº 11.525, de 11 de maio de 2023:
CRITÉRIOS DE AÇÕES AFIRMATIVAS Nº CRITÉRIO DESCRIÇÃO PONTOS
13 PÚBLICO-ALVO
O perfil do público a que o projeto é direcionado
ou contempla os recortes de vulnerabilidade
social e as especificidades territoriais,
considerando o acesso e difusão de culturas de
comunidades invisibilizadas?
5 pontos: Sim
3 pontos:
parcialmente
0 ponto: Não ou
não se aplica.
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
14 CONTRAPARTIDA
A contrapartida aborda ou promove linguagens,
expressões, manifestações e temáticas ou grupos
historicamente vulnerabilizados socialmente?
5 pontos: Sim
3 pontos:
parcialmente
0 ponto: Não ou
não se aplica.
O GOYANEZ - O FILME NOTA 3 3 pontos: parcialmente
15 ACESSIBILIDADE
1
A projeto prevê instrumentos de acessibilidade tais
como intérprete de libras, programas em braile,
áudio descrição, locais com rampa e outros que
garantam a acessibilidade?
5 pontos: Sim
0 ponto: Não
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
16 ACESSIBILIDADE
2
A contrapartida prevê instrumentos de
acessibilidade, tais como intérprete de libras,
programas em braile, áudio descrição, locais com
rampa e outros que garantam a acessibilidade?
5 pontos: Sim
0 ponto: Não
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
O GOYANEZ - O FILME PONTUAÇÃO TOTAL 18 Pontos
16.2. Além da pontuação acima, o proponente pode receber bônus de pontuação, ou seja,
uma pontuação extra, conforme critérios abaixo especificados:
PONTUAÇÃO BÔNUS PARA PROPONENTES PESSOAS FÍSICAS
Nº DESCRIÇÃO PONTOS
17 Proponentes do gênero feminino 5 pontos
18 Proponentes negros e indígenas 5 pontos
O GOYANEZ - O FILME NOTA MÁXIMA 5
19 Proponentes com deficiência 5 pontos
20 Proponente residente em regiões de menor IDH - Alto do Vale, Anglo, da
Vitoria, Barravento, Boa Vista, Residencial Brisas da Mata, Setor Cândida de
Morais, Chácaras Maria Dilce, Conjunto Primavera, Empresarial, Setor Estrela
D'Alva, Vila Finsocial, Floresta, Fonte das águas, Green Park, Jardim
Belvedere, Jardim Camargo, Jardim Colorado, Jardim Curitiba (I, II, III, IV, V,
VI, VII, VIII, IX e X), Jardim das Hortênsias, Jardim das Rosas, Jardim Fonte
Nova, Jardim Helou, Jardim Lago Azul, Jardim Liberdade, Jardim Nova
Esperança, Jardim Vista Bela, Juscelino Kubitschek (I e II), Malibu, Mansões
Paraiso, Mansões Rosas de Ouro, Marabá, Setor Morada do Sol, Setor Novo
Planalto, Parque Aeronáutico, Antônio Sebba Filho, Parque Maracanã,
Parque Santa Rita, Prive Norte, Residencial Recanto do Bosque, Setor Parque
Tremendão (I,II e III), Paulo Pacheco, Recreio Estrela D'Alva, Recreio
Panorama, Residencial Fortaleza, Residencial Maringá, Residencial Mirante,
São Carlos, São Domingos, Setor Estrela Dalva, São Joaquim, Senador Albino
Boaventura, Solange Parque ( I, II e III),Terra Nova, Vila Mutirão, Emílio Póvoa,
Vila Lobó, Quebra Caixote e Vila Rocinha.
5 pontos
PONTUAÇÃO EXTRA TOTAL 20 Pontos
PONTUAÇÃO EXTRA BÔNUS PARA PROPONENTES PESSOAS FÍSICAS TOTAL O GOYANEZ - O FILME 5 Pontos
PONTUAÇÃO EXTRA PARA PROPONENTES PESSOAS JURÍDICAS E COLETIVOS OU GRUPOS
CULTURAIS
Nº DESCRIÇÃO PONTOS
21 Pessoas jurídicas ou coletivos/grupos compostos majoritariamente por
pessoas negras ou indígenas
5 pontos
22 Pessoas jurídicas compostas majoritariamente por mulheres 5 pontos
23 Pessoas jurídicas sediadas em regiões de menor IDH ou coletivos/grupos
pertencentes a regiões de menor - Alto do Vale, Anglo, da Vitoria,
Barravento, Boa Vista, Residencial Brisas da Mata, Setor Cândida de Morais,
Chácaras Maria Dilce, Conjunto Primavera, Empresarial, Setor Estrela D'Alva,
Vila Finsocial, Floresta, Fonte das águas, Green Park, Jardim Belvedere,
Jardim Camargo, Jardim Colorado, Jardim Curitiba (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII,
IX e X), Jardim das Hortênsias, Jardim das Rosas, Jardim Fonte Nova, Jardim
Helou, Jardim Lago Azul, Jardim Liberdade, Jardim Nova Esperança, Jardim
Vista Bela, Juscelino Kubitschek (I e II), Malibu, Mansões Paraiso, Mansões
Rosas de Ouro, Marabá, Setor Morada do Sol, Setor Novo Planalto, Parque
Aeronáutico, Antônio Sebba Filho, Parque Maracanã, Parque Santa Rita,
Prive Norte, Residencial Recanto do Bosque, Setor Parque Tremendão (I,II e
III), Paulo Pacheco, Recreio Estrela D'Alva, Recreio Panorama, Residencial
Fortaleza, Residencial Maringá, Residencial Mirante, São Carlos, São
Domingos, Setor Estrela Dalva, São Joaquim, Senador Albino Boaventura,
Solange Parque ( I, II e III),Terra Nova, Vila Mutirão, Emílio Póvoa, Vila Lobó,
Quebra Caixote e Vila Rocinha.
5 pontos
24 Pessoas jurídicas ou coletivos/grupos com notória atuação em temáticas
relacionadas a: pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência,
mulheres, LGBTQIAPN+, idosos, crianças, e demais grupos em situação de
vulnerabilidade econômica e/ou social
5 pontos
PONTUAÇÃO EXTRA TOTAL 20 pontos
PONTUAÇÃO EXTRA PARA PROPONENTES PESSOAS JURÍDICAS E COLETIVOS OU GRUPOS CULTURAIS - O GOYANEZ - O FILME SEM PONTUAÇÃO
Agente individual (pessoa física) com os campos CPF, Data de Nascimento/Fundação, Gênero, Orientação Sexual, Raça/Cor, Email Privado e Telefone 1 obrigatoriamente preenchidos
Descrição Curta: MEI JESUS DUARTE FILHO 25132078000190 AGENCIA ECCOM REDE COMUNITÁRIA-Edição de Livros/Audiovisual GEORGE DUARTE - Escritor, Teatrólogo, Roteirista/Diretor. A OVELHA VERDE - Premio Instituto Goiano do Livro de Literatura Infantil /Coleção Supernova (2002). Teatro - MARIA CANTIGA DE RODA (1982) O GOYANEZ(1992). TV- REDE COMUNITÁRIA (2006/07). Cinema - ESTUDANTES DO BRASIL (1987),DONA LURDES (2017).
Nome completo ou Razão Social: Jesus Duarte Filho AGENCIA ECCOM - REDE COMUNITARIA
3 - INFORMAÇÕES PARA POLÍTICAS SOCIAIS (dados exigidos pelo Ministério da Cultura)
Zona urbana periférica
Não pertenço a comunidade tradicional
Homem cisgênero
Parda
NÃO
Campo não informado.
Pós Graduação Completo
Até 1 salário mínimo
Não
Outro(a)s
Roteirista, Esrcritor, produtor e Diretor de produções audiovisuais ligadas a movimentos populares
NÃO
Campo não informado.
Campo não informado.
Campo não informado.
Campo não informado.
Campo não informado.
Campo não informado.
Campo não informado.
Campo não informado.
NÃO
Pessoa Negra
Cinema, Cultura Popular, Literatura
4 - DADOS DO PROJETO
PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS - FILMES
Obra de Longa-Metragem
Campo não informado.
Campo não informado.
O Goyanez é um filme que foi gestado na capital de Goiás desde sua estreia como
espetáculo teatral dirigido pelo autor do texto no Teatro Ygua, do Centro Cultural
Martin Cerere ainda no anos 1.990.
A partir de 1999, a atriz Luzia Melo fez várias montagens com variados elencos de
apoio. Desde sempre caminhamos com o desejo de transformá-lo em filme.
Hoje, o cenário da produção audiovisual sinaliza com muitas possibilidades para nossa
prop0sta. E é isso que estamos propondo, juntando formação profissional em
audiovisual, realizando sonhos e criando espaço para uma desejável Escola de Cinema
do Cerrado, que tenha Goiania
O Objetivo do projeto é realizar o filme O GOYANEZ, combinando Formação e Produção, abordando
abordando a Cultura goiana com alegria e diversão, realizando um produto diferenciado
para o mercado audiovisual.
Qualificar equipes de produção para futuros projetos.
Apontar caminhos para a criação de um Polo de Produção Audiovisual goianiense
Cumprimento da meta principal que é realização do filme O GOYANEZ
Identificar e selecionar os agentes de mudança (futuro pessoal técnico,
comunicadores comunitários, roteiristas e diretores) trabalhando o perfil
empreendedor dessas pessoas
Estimular o associativismo ordenado, facilitado pela necessidade natural de dividir
tarefas nas diversas fases de realização de um produto de comunicação
Absorver como estagiários na produção do filme os qualificados destacados nas oficinas.
Colaborar para a transformação de Goiania em Polo difusor de projetos profissionais em
de produção audiovisual
O público do filme O GOYANEZ situa-se na faixa acima dos 14 anos, pertencentes a
todas as comunidades e no caso dos públicos digitais, busca aqueles que se interessam
por diversão.
5 - ACESSIBILIDADE
Banheiros femininos e masculinos adaptados para pessoas com deficiência; , Assentos para pessoas obesas; , Iluminação adequada; , Vagas de estacionamento para pessoas com deficiência; , Corrimãos e guarda-corpos; , Rampas; , Rotas acessíveis com espaço de manobra para cadeira de rodas;
Campo não informado.
A audiodescrição; , A linguagem simples; , As legendas; , A Língua Brasileira de Sinais - Libras;
Campo não informado.
Capacitação de equipes atuantes nos projetos culturais; , Contratação de profissionais com deficiência e profissionais especializados em acessibilidade cultural; , Formação e sensibilização de agentes culturais, público e todos os envolvidos na cadeia produtiva cultural; e , Outras medidas que visem a eliminação de atitudes capacitistas.
Campo não informado.
Durante a fase de Pré Produção, abordaremos questões de acessibilidade como tema
em módulos específicos inseridos nas oficinas que serão oferecidas como contrapartida,
buscando construção coletiva das medidas como responsabilidade de todos,
cobrando e ajudando na na implementação e disponibilização.
Teatro do Ponto de Cultura ESPAÇO CULTURAL
NOVO ATO, Rua Sebastião Curado Fleury n° 193 Setor Criméia Leste - Goiânia-GO
e em área rural próxima da nossa capital.
Desenvolver atividades de comunicação comunitária para divulgação de toas as fases do Projeto
projeto O GOYANEZ - O FILME (TV, Rádio, Site, Assessorias de Comunicação), mantendo
como prática de aprendizagem das oficinas de capacitação uma editoria permanente
de divulgação e animação de redes sociais.
Como contrapartida, o Projeto O GOYANEZ oferecerá já na fase de Pré-produção as
OFICINAS COMUNITÁRIAS DE PRODUÇÂO AUDIOVISUAL abertas à Comunidade,
objetivando a formação de novos profissionais que atuarão como estagiários nas
diversas posições da cadeia produtiva da obra audiovisual O GOYANEZ
Oficina de Roteiro - Adaptação e Roteirização Técnica para Cinema, tendo como base
o texto teatral O GOYANEZ
Oficina de Direção de Arte (Cenografia, Figurino, Maquiagem) - Trabalhando com as
fichas de produção do filme O GOYANEZ
Interpretação para Cinema - Destinada a intérpretes iniciantes e profissionais,
selecionará o elenco de apoio e figuração para o filme O GOYANEZ
Produção Executiva, aberto a comunidade, para treinar profissionais e assistentes da
área no campo da produção audiovisual
Oficina de Fotografia, destinada também a formar assistentes para esta área dentro
da Produção do filme O GOYANEZ
LOCAL: Teatro do Ponto de Cultura ESPAÇO CULTURA NOVO ATO, Rua Sebastião
Curado Fleury n° 193 Setor Criméia Leste - Goiânia-GO
Avaliação 33849: Critério I: Nota 5 Critério II: Nota 5 Critério III: Nota 5 Critério IV: Nota 5 Critério V: Nota 5 Critério VI: Nota 5 Critério VII: Nota 5 Critério VIII: Nota 5 Critério IX: Nota 5 Critério X: Nota 5 Critério XI: Nota 5 Critério XII: Nota 5 Critério XIII: Nota 5 Critério XIV: Nota 3 Critério XV: Nota 5 Critério XVI: Nota 5 Critério XVII: Nota 0 Critério XVIII: Nota 5 Critério XIX: Nota 0 Critério XX: Nota 0 Observação: CRITÉRIOS DE AÇÕES AFIRMATIVAS 14 – CONTRAPARTIDA - A contrapartida aborda ou promove linguagens, expressões, manifestações e temáticas ou grupos historicamente vulnerabilizados socialmente? O proponente atende apenas parcialmente esse item, visto que não apresenta ação direta à esses grupos. O proponente não se adequa às seguintes descrições do item 16.2 - PONTUAÇÃO BÔNUS PARA PROPONENTES PESSOAS FÍSICAS Critérios: 17 - Proponentes do gênero feminino 19 - Proponentes com deficiência 20 Proponente residente em regiões de menor IDH
Com o objetivo de ampliar e reforçar aqualidade técnica das produtoras, a Rede
Comunitária de Comunicação apresenta o seu Plano Nacional de Qualificação
com a criação da Escola de Comunicação e Expressão Comunitária/Escola de Cinema do Cerrado, elaborando
projeto específico para atender editais de Programas Federais, Estaduais e Municipais de qualificação e
geração de emprego e renda, promovendo também interdisciplinaridade/transversalidade
na integração de programas governamentais que tenham jovens como protagonistas.
O projeto é para formar jovens e adultos com carências
culturais, sociais e econômicas, possibilitando sua profissionalização para as
funções técnicas de COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA. A ênfase na adjetivação
COMUNITÁRIA é necessária, pois a formação desse profissional pretende superar
as carências que o marginalizam e a sua integração no segmento da Comunicação
COMUNITÁRIA, que deverá construir seu desenvolvimento e ampliação com esses
profissionais das próprias comunidades. Ainda que este seja um conceito
importante para a Rede Comunitária de Comunicação, há antecedentes que
justificam a sua adoção como critério, particularmente, para o projeto Escola
de Expressão e Comunicação Comunitária/Escola de Cinema do Cerrado.
A informática, as artes e os esportes têm sido
apresentados, repetidamente, como as alternativas mais viáveis para a inclusão
e a ascensão social do jovem. Nas artes, a produção audiovisual, com uma "indústria"
de muita visibilidade, é destacada com essa mesma argumentação. Ocorre que esta
argumentação é aceita como fato, tanto por planejadores como também pela
população jovem. Os primeiros se aplicam em identificar
"oportunidades" e criar programas para aproximar o jovem dessas
"oportunidades", enquanto este dedica suas energias e gasta os
recursos, com que poderia suprir outras necessidades, para ter acesso ao
conhecimento e à informação, e para desenvolver e melhorar habilidades nessas
áreas. Infelizmente, as "oportunidades" são escassas ou estão distantes
do jovem, com escolaridade, formação profissional, informação cultural e
situação social e econômica deficientes. Portanto, esse jovem é uma vítima,
pois é, continuamente, traído nas suas expectativas.
O projeto prevê a formação técnica de jovens e
adultos das comunidades pertencentes aos Territórios Dos Povos do Cerrado,
escolhidas em função do potencial para o empreendedorismo em comunicação comunitária.
A Rede apresentará essas escolhas fundamentadas com informações de cada uma das
comunidades, colhidas nos seminários presenciais de diagnóstico. A quantidade
de jovens e adultos que serão formados em cada comunidade será uma função
determinada pelos compromissos de integração desses profissionais nas
respectivas unidades comunitárias produtoras de comunicação locais. Como as
unidades produtoras integrantes da Rede apresentam grande diversidade de
constituição jurídica, organização administrativa e relações de produção e
comerciais, a integração desses profissionais será em conformidade com essas
características particulares, mas haverá
compromissos claros, quantificados, mas obviamente condicionados à expansão do
mercado das respectivas produtoras. Essa hipótese não é irrealista, porque a
Rede também trabalha com as outras dimensões da questão e, relativamente ao
mercado, citou anteriormente uma parceria com a TV Pública, oConvênio de Produção e Exibição com a TV
Pública.
O principal objetivo deste projeto é criar Unidades Comunitárias de Comunicação nos Territórios Dos Povos do Cerrado, para a realização de peças audiovisuais[1], onde o processo de criação reflita uma conscientização do meio audiovisual em todas as suas formas de apresentação (vídeo, TV, cinema, internet).
As
Unidades Comunitárias de Comunicação serão centros de produção local e regional
estruturadas em Pontos de Cultura, atuando como pólos de formação para e pelas
linguagens da Comunicação Comunitária(Audiovisual, Rádio,Redes Sociais, etc.) e
como correspondentes da Central da Rede Comunitária de Comunicação.
Apresentadas as características, meandros e potencialidades destas linguagens,
estabelece-se junto ao usuário uma forma de contato dele para o mundo, dele
para a comunidade e da comunidade através dele.
Durante
o período do projeto propomos o treinamento e qualificação de jovens e adultos em
diversas funções complementares da cadeia produtiva que estrutura a produção
dessas peças audiovisuais. A introdução desses jovens/adultos no mercado de
trabalho tende a fazer deles multiplicadores da experiência que se propõe
ocorra em paralelo às ações de qualificação profissional.
As
Unidades Comunitárias de Comunicação serão centros de produção local e regional
estruturadas em Pontos de Cultura, atuando como pólos de formação para e pelas
linguagens da Comunicação Comunitária(Audiovisual, Rádio,Redes Sociais, etc.) e
como correspondentes da Central da Rede Comunitária de Comunicação.
Apresentadas as características, meandros e potencialidades destas linguagens,
estabelece-se junto ao usuário uma forma de contato dele para o mundo, dele
para a comunidade e da comunidade através dele.
Durante
o período do projeto propomos o treinamento e qualificação de jovens e adultos em
diversas funções complementares da cadeia produtiva que estrutura a produção
dessas peças audiovisuais. A introdução desses jovens/adultos no mercado de
trabalho tende a fazer deles multiplicadores da experiência que se propõe
ocorra em paralelo às ações de qualificação profissional.No
caso da produção audiovisual, sua cadeia produtiva tem um espectro de
sub-funções que encontra abrigo em diversos setores da sociedade, ou não seria
uma assistente de figurino, alguém que especializou sua capacidade como
costureira? Ou um assistente de cenografia alguém que se iniciou nas
habilidades de marcenaria e eletricidade?
A
realidade das funções de entrada no mercado do audiovisual é mais próxima da
realidade possível de uma população economicamente desprivilegiada do que o
pretenso glamour hollywoodiano.
Pretende-se também, fornecer um instrumental que
permita ao público alvo contar suas histórias, expressar sua visão do mundo, na
perspectiva da comunidade. A expressão dessas realidades apresentadas na forma
de produção audiovisual integra os indivíduos na sociedade, seja pela simples
comunicação de massa; resultado primário da exposição dessa produção,seja na
capacitação do indivíduo para os diversos elementos que compõe o espectro dessa
forma de produção.
Comunicação
é a palavra chave do século XXI. Sociedades cada vez mais midiáticas precisam
verticalizar suas ações sociais para integrar seus cidadãos. A comunicação com
função social adquire uma importância insubstituível para se atingir esses
pressupostos impositivos da contemporaneidade, com a colaboração para a
formação de uma esfera pública de idéias e informações capazes de contribuir
para a consolidação de uma sociedade democrática, republicana, livre,
igualitária e moderna.
O público alvo para implantação desse projeto constitui-se
de jovens e adultos das comunidades dos territórios onde se situam os Pontos de
Cultura. De forma articulada é focado na essência cidadã destas comunidades
abordadas e atendidas. A valorização dos indivíduos, sua qualificação em um
espectro de ocupações tão vasto como o que envolve a produção audiovisual pode
envolver muito mais
do que o universo de participantes propostos para o programa. A ação reflete-se
nas famílias e até mesmo na amplitude do Território, que invariavelmente será
cenário de partida para a prática e efetiva produção. Ler o Território que é
cenário dessas vidas é discuti-lo, valorizá-lo e propor ações de mudança e
melhoria.
A
Comunidade é um agrupamento social ativo e compromissado, ainda que necessitado
de orientação de fundo social e humanista para desenvolvimento de
possibilidades para seus moradores. Falta uma inclusão social responsável, e
assim, e com ela a geração de desenvolvimento e qualidade de vida com a
possibilidade de inserção no mercado de trabalho. A consolidação de ações entre
sociedade civil, terceiro setor e setor público resultam em reivindicações
pertinentes à realidade da população local, em busca de soluções de
sustentabilidade para suas próprias vidas.
As
Unidades Comunitárias de Comunicação aqui propostas serão um veículo desse
processo de mudança de destino, de assertividade de sua presença social como
comunidade, valorizando a essência humana, a história do individuo que compõe a
história da comunidade que faz a história do território e a história de todos
nós.
As comunidades dos Povos onde se inserem os Pontos de
Cultura, como Territórios da Paz e da Cidadania, querem contar suas histórias,
isso enquanto escrevem uma nova em tempo real. No cerne dos agrupamentos
sociais que habitam tais territórios, estão jovens, em idade escolar, com
avidez de desenvolvimento, mas sem formação específica, ou mesmo consciência de
seu potencial nessa área de expressão (audiovisual) que podem produzir um
documento social e politicamente relevante de suas realidades, e no processo
adquirir habilidades e orientação técnica que efetivem sua inserção em um
mercado de trabalho em franca expansão, e, graças ao relativo barateamento dos
recursos mínimos para produção de peças audiovisuais, mais acessível do que
nunca àqueles com espírito empreendedor.
O
audiovisual em sua forma mais popular, a Televisão, guarda em sua relação com a
população um elemento mítico, que a distancia nessa aura de mistério
tecnológico. O apelido “Fábrica de Sonhos”, dado a Hollywood das décadas de
1940 e 1950, é hoje aplicado à TV Brasileira com a produção de novelas, em uma
evoluída concepção melodramática, representando essa relação de constante
interação entre a população e seus desejos. Há controvérsias se é a TV que
inspira o sonho de sua audiência ou se a audiência reflete seus sonhos na tela
do televisor. Qualquer que seja a verdade dessa questão é inegável a relação
simbiótica entre as partes. Curiosamente, a relação técnica com a configuração
desta “máquina de sonhos” é de total alienação. Como um grande mágico, a
máquina televisiva não revela a todos, seus truques.
É
preciso trazer para essas comunidades, a real possibilidade de fazer sua
própria história.
A
busca de inserção dessas comunidades e, antes de tudo, de seus membros como
cidadãos, seres políticos conscientes e não exclusivamente como técnicos do
setor audiovisual[1], passa
pela sustentação da auto-estima destes indivíduos e pela conscientização
através da prática da existência de outros caminhos para a realização dos seus
sonhos. Junto a essa formação de consciência social proposta quer-se
possibilitar a reivindicação ordenada e politicamente correta de serviços que
possa suprir as necessidades identificadas e documentadas através das
realizações da Unidade Comunitária de Comunicação.
[1] A intenção primeira e o resultado
prático quantificável do projeto é evidentemente a qualificação e inserção de
30% de todos os jovens que participarem do projeto.
[1] Entende-se por peça audiovisual toda e qualquer produção (resultado de processo comunicativo) com a utilização conjunta de componentes visuais (signos, imagens, desenhos, gráficos etc.) e sonoros (voz, música, ruído, efeitos onomatopeicos etc.), ou seja, tudo que pode ser ao mesmo tempo visto e ouvido. Tratam-se de produções para vídeo, rádio, web, cinema, ou mesmo fotografia.
(Informe quais são os profissionais que atuarão no projeto, conforme
quadro a seguir, você poderá utilizar quantas linhas forem necessárias)
NOME DO PROFISSIONAL/EMPRESA
FUNÇÃO NO PROJETO
CPF/CNPJ
PESSOA NEGRA?
PESSOA ÍNDIGENA?
PESSOA COM DEFICIÊNCIA?
George Duarte
Diretor/Roteirista
225.445.181-20
Não
Não
Não
Luzia Mello
Atriz
197.397.611-00
Não
Não
Não
Luís Cláudio Irineu Rezende
Ator
030.114.466-44
Não
Não
Não
Marília Ribeiro
Atriz/Produtora
861.093.081-52
Não
Não
Não
Marcella Tamm
Diretora de Arte
428.595.901-10
Não
Não
Não
Antonio Raposo
Produtor
404.058.856-87
Sim
Não
Não
Alexandre Gentil
Produtor
606.524.031-16
Não
Não
Não
Ernando Nunes
Fotógrafo/cinegrafista
225.445.181-20
Sim
Não
Não
Makena Ponto
Animação de Redes Sociais
225.445.181-20
Sim
Não
Não
Michelly
Santana
Diretora de Fotografia/Oficineira
052.971.441-83
Sim
Não
Não
Ponto de Cultura Novo Ato
Estúdios de Oficinas e Filmagens
07.983.516/0001- 42
-
-
-
outras formas de composição que garantam o protagonismo de pessoas negras (pretas
e pardas) e indígenas na pessoa jurídica ou no grupo e coletivo sem personalidade
jurídica
Recurso ao Disposto acerca do resultado preliminar da Análise de Mérito Cultural - Lei Paulo Gustavo, conforme o Edital 001/2023 – Audiovisual.
Eu, Jesus Duarte Filho, como proponente do Projeto O GOYANEZ - O FILME, em nome do Grupo Cultural composto pelas entidades Agência ECCOM - Rede Comunitária, ACT - Casa do Teatro e CIA Novo Ato e dos artistas/fazedores de cultura das linguagens teatral e cinematográfica Luzia Mello, Luís Cláudio Irineu Rezende, Marília Ribeiro, Marcella Tamm, Antonio Raposo, Alexandre Gentil, Ernando Nunes, Makena Lidiane Francisco da Silva e Michelly Santana. atuantes como Pontão de Cultura Rede Comunitária de Comunicação - Escola de Expressão e Comunicação Comunitária em Goinia e Goiás, venho interpor recurso a esta distinta Comissão de Seleção, solicitando a revisão do resultado preliminar da Análise de Mérito Cultural - Lei Paulo Gustavo, conforme o Edital 001/2023 – Audiovisual.
outras formas de composição que garantam o protagonismo de pessoas negras (pretas
e pardas) e indígenas na pessoa jurídica ou no grupo e coletivo sem personalidade
jurídica
Os agentes culturais contemplados, se comprometem a participar, como contrapartida,
de ações e programas desta Secretaria, com a atividade cultural viabilizada a partir deste
Concurso, caso haja.
§Único: A definição dessa participação será feita posteriormente, de acordo com a
disponibilidade do proponente e interesse da Secretaria.
11.2. Contrapartidas adicionais:
a. Medidas que promovam o acesso aos bens, produtos e serviços culturais a camadas da
população menos assistidas ou excluídas do exercício de seus direitos culturais por sua
condição socioeconômica, etnia, deficiência, gênero, faixa etária, domicílio e ocupação,
visando à formação de público.
b. Promoção de ações que facilitem o livre acesso de idosos e pessoas com deficiência ou
mobilidade reduzida e/ou medidas de acessibilidade comunicacional (de modo a
diminuir barreiras na comunicação interpessoal, escrita e virtual)
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