domingo, 10 de dezembro de 2023


CRITÉRIOS GERAIS DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO O GOYANEZ - O FILME 

                                 Nº      CRITÉRIO         DESCRIÇÃO           PONTOS 

1.QUALIDADE DO PROJETO - COERÊNCIA DO OBJETO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E METAS DO PROJETO A análise deverá considerar, para fins de avaliação e valoração, se o conteúdo do projeto apresenta, como um todo, coerência, observando o objeto, a justificativa e as metas, sendo possível visualizar de forma clara os resultados que serão obtidos. De 0 a 5 pontos. 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

2 RELEVÂNCIA DA AÇÃO PROPOSTA PARA O CENÁRIO CULTURAL DE GOIÂNIA A análise deverá considerar, para fins de avaliação e valoração, se a ação contribui para o enriquecimento e valorização da cultura de Goiânia. De 0 a 5 pontos. 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

3 QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS Capacidade técnica dos principais profissionais envolvidos De 0 a 5 pontos. 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

4 ASPECTOS DE INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA NA AÇÃO PROPOSTA PELO PROJETO. Considera-se, para fins de avaliação e valoração, se o projeto apresenta aspectos de integração comunitária, em relação ao impacto social para a inclusão de pessoas com deficiência, idosos e demais grupos em situação de histórica vulnerabilidade econômica/social. De 0 a 5 pontos. 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

5 COERÊNCIA DA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA E DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ÀS METAS, RESULTADOS E DESDOBRAMENTOS DO PROJETO PROPOSTO A análise deverá avaliar e valorar a viabilidade técnica do projeto sob o ponto de vista dos gastos previstos na planilha orçamentária, sua execução e a adequação ao objeto, metas e objetivos previstos. Também deverá ser considerada para fins de avaliação a coerência e conformidade dos valores e quantidades dos itens relacionados na planilha orçamentária do projeto. De 0 a 5 pontos. 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

6 COERÊNCIA DO PLANO DE DIVULGAÇÃO AO CRONOGRAMA, OBJETIVOS E METAS DO PROJETO PROPOSTO A análise deverá avaliar e valorar a viabilidade técnica e comunicacional com o público-alvo do projeto, mediante as estratégias, mídias e materiais apresentados, bem como a capacidade de executá-los De 0 a 5 pontos. 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

7 COMPATIBILIDADE DA FICHA TÉCNICA COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS A análise deverá considerar a carreira dos profissionais que compõem o corpo técnico e artístico, verificando a coerência ou não em relação às atribuições que serão executadas por eles no projeto (para esta avaliação serão considerados os currículos dos membros da ficha técnica). De 0 a 5 pontos.

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

8 DA PARTICIPAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO Participação de artistas ou profissionais do setor audiovisual do Município de Goiânia. 

5 pontos: 4 ou mais participantes. 

3 pontos: Até 3 participantes. 

0 ponto: Não 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5


9 DA LOCALIDADE Gravação ou realização do projeto no Município de Goiânia, considerando locação para gravação, território em que está inserido, circulação para exibição ou atividade formativa. 

5 pontos: Plenamente. 

3 pontos: Parcialmente. 

0 ponto: Não ou não se aplica. 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

PONTUAÇÃO TOTAL 45 Pontos 

O GOYANEZ - O FILME  PONTUAÇÃO TOTAL  45 Pontos


b. Critérios de análise de mérito referentes à qualificação do Proponente: 

10 EXPERIÊNCIA Tempo de atuação profissional 

5 pontos: 6 anos ou mais. 

3 pontos: de 2 a 5 anos 

1 pontos: 1 ano ou menos 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

11 PRODUÇÃO Quantitativo de obras produzidas 

5 pontos: 4 obras ou mais. 

3 pontos: Até 3 obras. 

0 ponto: Não ou não se aplica. 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

12 PRÊMIOS Premiado em mostras, festivais, programas de fomento e outras indicações de júri ou menção honrosa. 

5 pontos: 4 vezes ou mais. 

3 pontos: 

Até 3 vezes. 

0 ponto: Não 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

PONTUAÇÃO TOTAL 15 pontos 

O GOYANEZ - O FILME  PONTUAÇÃO TOTAL  15 Pontos 


c) Critérios De Ações Afirmativas previstas na realização da Contrapartida, conforme art. 16 do Decreto Regulamentador nº 11.525, de 11 de maio de 2023: 

CRITÉRIOS DE AÇÕES AFIRMATIVAS   Nº      CRITÉRIO    DESCRIÇÃO     PONTOS 

13 PÚBLICO-ALVO O perfil do público a que o projeto é direcionado ou contempla os recortes de vulnerabilidade social e as especificidades territoriais, considerando o acesso e difusão de culturas de comunidades invisibilizadas? 

5 pontos: Sim 

3 pontos: parcialmente 

0 ponto: Não ou não se aplica. 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5


14 CONTRAPARTIDA 

A contrapartida aborda ou promove linguagens, expressões, manifestações e temáticas ou grupos historicamente vulnerabilizados socialmente? 

5 pontos: Sim 

3 pontos: parcialmente 

0 ponto: Não ou não se aplica. 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA 3        3 pontos: parcialmente


15 ACESSIBILIDADE 1 A projeto prevê instrumentos de acessibilidade tais como intérprete de libras, programas em braile, áudio descrição, locais com rampa e outros que garantam a acessibilidade? 

5 pontos: Sim 

0 ponto: Não 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

16 ACESSIBILIDADE 2 A contrapartida prevê instrumentos de acessibilidade, tais como intérprete de libras, programas em braile, áudio descrição, locais com rampa e outros que garantam a acessibilidade? 5 pontos: Sim 

0 ponto: Não 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

O GOYANEZ - O FILME  PONTUAÇÃO TOTAL  18 Pontos 


16.2. Além da pontuação acima, o proponente pode receber bônus de pontuação, ou seja, uma pontuação extra, conforme critérios abaixo especificados: 


PONTUAÇÃO BÔNUS PARA PROPONENTES PESSOAS FÍSICAS 

Nº                                      DESCRIÇÃO                               PONTOS 

17 Proponentes do gênero feminino 5 pontos 

18 Proponentes negros e indígenas 5 pontos 

O GOYANEZ - O FILME  NOTA MÁXIMA 5

19 Proponentes com deficiência 5 pontos 

20 Proponente residente em regiões de menor IDH - Alto do Vale, Anglo, da Vitoria, Barravento, Boa Vista, Residencial Brisas da Mata, Setor Cândida de Morais, Chácaras Maria Dilce, Conjunto Primavera, Empresarial, Setor Estrela D'Alva, Vila Finsocial, Floresta, Fonte das águas, Green Park, Jardim Belvedere, Jardim Camargo, Jardim Colorado, Jardim Curitiba (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX e X), Jardim das Hortênsias, Jardim das Rosas, Jardim Fonte Nova, Jardim Helou, Jardim Lago Azul, Jardim Liberdade, Jardim Nova Esperança, Jardim Vista Bela, Juscelino Kubitschek (I e II), Malibu, Mansões Paraiso, Mansões Rosas de Ouro, Marabá, Setor Morada do Sol, Setor Novo Planalto, Parque Aeronáutico, Antônio Sebba Filho, Parque Maracanã, Parque Santa Rita, Prive Norte, Residencial Recanto do Bosque, Setor Parque Tremendão (I,II e III), Paulo Pacheco, Recreio Estrela D'Alva, Recreio Panorama, Residencial Fortaleza, Residencial Maringá, Residencial Mirante, São Carlos, São Domingos, Setor Estrela Dalva, São Joaquim, Senador Albino Boaventura, Solange Parque ( I, II e III),Terra Nova, Vila Mutirão, Emílio Póvoa, Vila Lobó, Quebra Caixote e Vila Rocinha. 5 pontos 

PONTUAÇÃO EXTRA TOTAL 20 Pontos 

PONTUAÇÃO EXTRA BÔNUS PARA PROPONENTES PESSOAS FÍSICAS TOTAL O GOYANEZ - O FILME 5 Pontos 


PONTUAÇÃO EXTRA PARA PROPONENTES PESSOAS JURÍDICAS E COLETIVOS OU GRUPOS CULTURAIS 

Nº                                  DESCRIÇÃO                                       PONTOS 

21 Pessoas jurídicas ou coletivos/grupos compostos majoritariamente por pessoas negras ou indígenas 5 pontos 

22 Pessoas jurídicas compostas majoritariamente por mulheres 5 pontos 

23 Pessoas jurídicas sediadas em regiões de menor IDH ou coletivos/grupos pertencentes a regiões de menor - Alto do Vale, Anglo, da Vitoria, Barravento, Boa Vista, Residencial Brisas da Mata, Setor Cândida de Morais, Chácaras Maria Dilce, Conjunto Primavera, Empresarial, Setor Estrela D'Alva, Vila Finsocial, Floresta, Fonte das águas, Green Park, Jardim Belvedere, Jardim Camargo, Jardim Colorado, Jardim Curitiba (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX e X), Jardim das Hortênsias, Jardim das Rosas, Jardim Fonte Nova, Jardim Helou, Jardim Lago Azul, Jardim Liberdade, Jardim Nova Esperança, Jardim Vista Bela, Juscelino Kubitschek (I e II), Malibu, Mansões Paraiso, Mansões Rosas de Ouro, Marabá, Setor Morada do Sol, Setor Novo Planalto, Parque Aeronáutico, Antônio Sebba Filho, Parque Maracanã, Parque Santa Rita, Prive Norte, Residencial Recanto do Bosque, Setor Parque Tremendão (I,II e III), Paulo Pacheco, Recreio Estrela D'Alva, Recreio Panorama, Residencial Fortaleza, Residencial Maringá, Residencial Mirante, São Carlos, São Domingos, Setor Estrela Dalva, São Joaquim, Senador Albino Boaventura, Solange Parque ( I, II e III),Terra Nova, Vila Mutirão, Emílio Póvoa, Vila Lobó, Quebra Caixote e Vila Rocinha. 5 pontos 

24 Pessoas jurídicas ou coletivos/grupos com notória atuação em temáticas relacionadas a: pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência, mulheres, LGBTQIAPN+, idosos, crianças, e demais grupos em situação de vulnerabilidade econômica e/ou social 5 pontos 

PONTUAÇÃO EXTRA TOTAL 20 pontos

PONTUAÇÃO EXTRA PARA PROPONENTES PESSOAS JURÍDICAS E COLETIVOS OU GRUPOS CULTURAIS  - O GOYANEZ - O FILME  SEM PONTUAÇÃO

O GOYANEZ - O FILME PONTUAÇÃO GERAL  83 PONTOS

  • Formulário de Inscrição

    Inscrição enviada no dia 09/11/2023 às 23:40:59

    Número da Inscrição

    GO1870055504
    Selecionada
    Nome do Projeto
    O GOYANEZ - O FILME

    Tipo de Pessoa

    Selecione uma categoria

    Pessoa Física

    Agentes (proponentes)

    • Agente responsável pela inscrição
      Agente individual (pessoa física) com os campos CPF, Data de Nascimento/Fundação, Gênero, Orientação Sexual, Raça/Cor, Email Privado e Telefone 1 obrigatoriamente preenchidos
      Id: 303
      Nome: Jesus Duarte Filho
      Localização: -16.6503835,-49.1910657
      Descrição Curta: MEI JESUS DUARTE FILHO 25132078000190 AGENCIA ECCOM REDE COMUNITÁRIA-Edição de Livros/Audiovisual GEORGE DUARTE - Escritor, Teatrólogo, Roteirista/Diretor. A OVELHA VERDE - Premio Instituto Goiano do Livro de Literatura Infantil /Coleção Supernova (2002). Teatro - MARIA CANTIGA DE RODA (1982) O GOYANEZ(1992). TV- REDE COMUNITÁRIA (2006/07). Cinema - ESTUDANTES DO BRASIL (1987),DONA LURDES (2017).
      Nome completo ou Razão Social: Jesus Duarte Filho AGENCIA ECCOM - REDE COMUNITARIA
      CPF ou CNPJ: 225.445.181-20
      Data de Nascimento/Fundação: 2016-07-04
      Email Público: duarte.george@gmail.com
      Email Privado: redeccom@gmail.com
      Telefone Público: (62) 3943-5882
      Telefone 1: (62) 991391655
      Endereço: Rua Gabriel Neto Amarante, , Santo Hilário, Goiânia, undefined, GO, 74780-230
      CEP: 74780-230
      Logradouro: Rua Gabriel Neto Amarante
      Número: 19
      Bairro: Santo Hilário
      Município: Goiânia
      Estado: GO
      Site: https://agenciaeccom.blogspot.com/
      Visualizar Portfólio

    Espaço Vinculado

    Não informado
    • Edital 001/2023 Audiovisual - Goiânia-GO - Inscrição 1870055504

    • SIM
    • POLÍTICA DE COTAS

    • Apenas ampla concorrência
    • 1 - DADOS DO PROPONENTE

    • Jesus Duarte Filho
    • George Mendonça Duarte
    • 22544518120
    • 757420
    • SSP GO
    • (62) 991391655
    • 2 - INFORMAÇÕES PARA REGIONALIZAÇÃO

    • Rua Gabriel Neto Amarante
    • 19
    • Campo não informado.
    • Santo Hilario
    • 74780230
    • 3 - INFORMAÇÕES PARA POLÍTICAS SOCIAIS (dados exigidos pelo Ministério da Cultura)

    • Zona urbana periférica
    • Não pertenço a comunidade tradicional
    • Homem cisgênero
    • Parda
    • NÃO
    • Campo não informado.
    • Pós Graduação Completo
    • Até 1 salário mínimo
    • Não
    • Outro(a)s
    • Roteirista, Esrcritor, produtor e Diretor de produções audiovisuais ligadas a movimentos populares
    • NÃO
    • Campo não informado.
    • Campo não informado.
    • Campo não informado.
    • Campo não informado.
    • Campo não informado.
    • Campo não informado.
    • Campo não informado.
    • Campo não informado.
    • NÃO
    • Pessoa Negra
    • Cinema, Cultura Popular, Literatura

    • 4 - DADOS DO PROJETO

    • PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS - FILMES
    • Obra de Longa-Metragem
    • Campo não informado.
    • Campo não informado.

    O Goyanez é um filme que foi gestado na capital de Goiás desde sua estreia como espetáculo teatral dirigido pelo autor do texto no Teatro Ygua, do Centro Cultural Martin Cerere ainda no anos 1.990. A partir de 1999, a atriz Luzia Melo fez várias montagens com variados elencos de apoio. Desde sempre caminhamos com o desejo de transformá-lo em filme. Hoje, o cenário da produção audiovisual sinaliza com muitas possibilidades para nossa prop0sta. E é isso que estamos propondo, juntando formação profissional em audiovisual, realizando sonhos e criando espaço para uma desejável Escola de Cinema do Cerrado, que tenha Goiania

    • O Objetivo do projeto é realizar o filme O GOYANEZ, combinando Formação e Produção, abordando abordando a Cultura goiana com alegria e diversão, realizando um produto diferenciado para o mercado audiovisual. Qualificar equipes de produção para futuros projetos. Apontar caminhos para a criação de um Polo de Produção Audiovisual goianiense

    • Cumprimento da meta principal que é realização do filme O GOYANEZ Identificar e selecionar os agentes de mudança (futuro pessoal técnico, comunicadores comunitários, roteiristas e diretores) trabalhando o perfil empreendedor dessas pessoas Estimular o associativismo ordenado, facilitado pela necessidade natural de dividir tarefas nas diversas fases de realização de um produto de comunicação Absorver como estagiários na produção do filme os qualificados destacados nas oficinas. Colaborar para a transformação de Goiania em Polo difusor de projetos profissionais em de produção audiovisual

    • O público do filme O GOYANEZ situa-se na faixa acima dos 14 anos, pertencentes a todas as comunidades e no caso dos públicos digitais, busca aqueles que se interessam por diversão.

    • 5 - ACESSIBILIDADE

    • Banheiros femininos e masculinos adaptados para pessoas com deficiência; , Assentos para pessoas obesas; , Iluminação adequada; , Vagas de estacionamento para pessoas com deficiência; , Corrimãos e guarda-corpos; , Rampas; , Rotas acessíveis com espaço de manobra para cadeira de rodas;
    • Campo não informado.
    • A audiodescrição; , A linguagem simples; , As legendas; , A Língua Brasileira de Sinais - Libras;
    • Campo não informado.
    • Capacitação de equipes atuantes nos projetos culturais; , Contratação de profissionais com deficiência e profissionais especializados em acessibilidade cultural; , Formação e sensibilização de agentes culturais, público e todos os envolvidos na cadeia produtiva cultural; e , Outras medidas que visem a eliminação de atitudes capacitistas.
    • Campo não informado.
    • Durante a fase de Pré Produção, abordaremos questões de acessibilidade como tema em módulos específicos inseridos nas oficinas que serão oferecidas como contrapartida, buscando construção coletiva das medidas como responsabilidade de todos, cobrando e ajudando na na implementação e disponibilização.

    • Teatro do Ponto de Cultura ESPAÇO CULTURAL NOVO ATO, Rua Sebastião Curado Fleury n° 193 Setor Criméia Leste - Goiânia-GO e em área rural próxima da nossa capital.

    • 02-01-2024
    • 13-06-2024
    • Desenvolver atividades de comunicação comunitária para divulgação de toas as fases do Projeto projeto O GOYANEZ - O FILME (TV, Rádio, Site, Assessorias de Comunicação), mantendo como prática de aprendizagem das oficinas de capacitação uma editoria permanente de divulgação e animação de redes sociais.

    • Como contrapartida, o Projeto O GOYANEZ oferecerá já na fase de Pré-produção as OFICINAS COMUNITÁRIAS DE PRODUÇÂO AUDIOVISUAL abertas à Comunidade, objetivando a formação de novos profissionais que atuarão como estagiários nas diversas posições da cadeia produtiva da obra audiovisual O GOYANEZ Oficina de Roteiro - Adaptação e Roteirização Técnica para Cinema, tendo como base o texto teatral O GOYANEZ Oficina de Direção de Arte (Cenografia, Figurino, Maquiagem) - Trabalhando com as fichas de produção do filme O GOYANEZ Interpretação para Cinema - Destinada a intérpretes iniciantes e profissionais, selecionará o elenco de apoio e figuração para o filme O GOYANEZ Produção Executiva, aberto a comunidade, para treinar profissionais e assistentes da área no campo da produção audiovisual Oficina de Fotografia, destinada também a formar assistentes para esta área dentro da Produção do filme O GOYANEZ LOCAL: Teatro do Ponto de Cultura ESPAÇO CULTURA NOVO ATO, Rua Sebastião Curado Fleury n° 193 Setor Criméia Leste - Goiânia-GO

    • NÃO
    • Campo não informado.
    • Campo não informado.
    • NÃO
    • Campo não informado.
    • 5 - PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

    • 6 - DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

    • Arquivo não enviado.
    • Arquivo não enviado.

    Avaliação de Habilitação

    Avaliação 33849:
    Critério I: Nota 5
    Critério II: Nota 5
    Critério III: Nota 5
    Critério IV: Nota 5
    Critério V: Nota 5
    Critério VI: Nota 5
    Critério VII: Nota 5
    Critério VIII: Nota 5
    Critério IX: Nota 5
    Critério X: Nota 5
    Critério XI: Nota 5
    Critério XII: Nota 5
    Critério XIII: Nota 5
    Critério XIV: Nota 3
    Critério XV: Nota 5
    Critério XVI: Nota 5
    Critério XVII: Nota 0
    Critério XVIII: Nota 5
    Critério XIX: Nota 0
    Critério XX: Nota 0
    Observação: CRITÉRIOS DE AÇÕES AFIRMATIVAS 14 – CONTRAPARTIDA - A contrapartida aborda ou promove linguagens, expressões, manifestações e temáticas ou grupos historicamente vulnerabilizados socialmente? O proponente atende apenas parcialmente esse item, visto que não apresenta ação direta à esses grupos. O proponente não se adequa às seguintes descrições do item 16.2 - PONTUAÇÃO BÔNUS PARA PROPONENTES PESSOAS FÍSICAS Critérios: 17 - Proponentes do gênero feminino 19 - Proponentes com deficiência 20 Proponente residente em regiões de menor IDH

    Ir para a página da oportunidade para solicitar o recurso
  • Com o objetivo de ampliar e reforçar a  qualidade técnica das produtoras, a Rede Comunitária de Comunicação apresenta o seu Plano Nacional de Qualificação com a criação da Escola de Comunicação e Expressão Comunitária/Escola de Cinema do Cerrado, elaborando projeto específico para atender editais de Programas Federais, Estaduais e Municipais de qualificação e geração de emprego e renda, promovendo também interdisciplinaridade/transversalidade na integração de programas governamentais que tenham jovens como protagonistas.

    O projeto é para formar jovens e adultos com carências culturais, sociais e econômicas, possibilitando sua profissionalização para as funções técnicas de COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA. A ênfase na adjetivação COMUNITÁRIA é necessária, pois a formação desse profissional pretende superar as carências que o marginalizam e a sua integração no segmento da Comunicação COMUNITÁRIA, que deverá construir seu desenvolvimento e ampliação com esses profissionais das próprias comunidades. Ainda que este seja um conceito importante para a Rede Comunitária de Comunicação, há antecedentes que justificam a sua adoção como critério, particularmente, para o projeto Escola de Expressão e Comunicação Comunitária/Escola de Cinema do Cerrado.
  • A informática, as artes e os esportes têm sido apresentados, repetidamente, como as alternativas mais viáveis para a inclusão e a ascensão social do jovem. Nas artes, a produção audiovisual, com uma "indústria" de muita visibilidade, é destacada com essa mesma argumentação. Ocorre que esta argumentação é aceita como fato, tanto por planejadores como também pela população jovem. Os primeiros se aplicam em identificar "oportunidades" e criar programas para aproximar o jovem dessas "oportunidades", enquanto este dedica suas energias e gasta os recursos, com que poderia suprir outras necessidades, para ter acesso ao conhecimento e à informação, e para desenvolver e melhorar habilidades nessas áreas. Infelizmente, as "oportunidades" são escassas ou estão distantes do jovem, com escolaridade, formação profissional, informação cultural e situação social e econômica deficientes. Portanto, esse jovem é uma vítima, pois é, continuamente, traído nas suas expectativas. 
  • O projeto prevê a formação técnica de jovens e adultos das comunidades pertencentes aos Territórios Dos Povos do Cerrado, escolhidas em função do potencial para o empreendedorismo em comunicação comunitária. A Rede apresentará essas escolhas fundamentadas com informações de cada uma das comunidades, colhidas nos seminários presenciais de diagnóstico. A quantidade de jovens e adultos que serão formados em cada comunidade será uma função determinada pelos compromissos de integração desses profissionais nas respectivas unidades comunitárias produtoras de comunicação locais. Como as unidades produtoras integrantes da Rede apresentam grande diversidade de constituição jurídica, organização administrativa e relações de produção e comerciais, a integração desses profissionais será em conformidade com essas características particulares, mas haverá compromissos claros, quantificados, mas obviamente condicionados à expansão do mercado das respectivas produtoras. Essa hipótese não é irrealista, porque a Rede também trabalha com as outras dimensões da questão e, relativamente ao mercado, citou anteriormente uma parceria com a TV Pública, o  Convênio de Produção e Exibição com a TV Pública.
  • O principal objetivo deste projeto é criar Unidades Comunitárias de Comunicação nos Territórios Dos Povos do Cerrado, para a realização de peças audiovisuais[1], onde o processo de criação reflita uma conscientização do meio audiovisual em todas as suas formas de apresentação (vídeo, TV, cinema, internet).

    As Unidades Comunitárias de Comunicação serão centros de produção local e regional estruturadas em Pontos de Cultura, atuando como pólos de formação para e pelas linguagens da Comunicação Comunitária(Audiovisual, Rádio,Redes Sociais, etc.) e como correspondentes da Central da Rede Comunitária de Comunicação. Apresentadas as características, meandros e potencialidades destas linguagens, estabelece-se junto ao usuário uma forma de contato dele para o mundo, dele para a comunidade e da comunidade através dele. 

  • Durante o período do projeto propomos o treinamento e qualificação de jovens e adultos em diversas funções complementares da cadeia produtiva que estrutura a produção dessas peças audiovisuais. A introdução desses jovens/adultos no mercado de trabalho tende a fazer deles multiplicadores da experiência que se propõe ocorra em paralelo às ações de qualificação profissional. 

    As Unidades Comunitárias de Comunicação serão centros de produção local e regional estruturadas em Pontos de Cultura, atuando como pólos de formação para e pelas linguagens da Comunicação Comunitária(Audiovisual, Rádio,Redes Sociais, etc.) e como correspondentes da Central da Rede Comunitária de Comunicação. Apresentadas as características, meandros e potencialidades destas linguagens, estabelece-se junto ao usuário uma forma de contato dele para o mundo, dele para a comunidade e da comunidade através dele. 

  • Durante o período do projeto propomos o treinamento e qualificação de jovens e adultos em diversas funções complementares da cadeia produtiva que estrutura a produção dessas peças audiovisuais. A introdução desses jovens/adultos no mercado de trabalho tende a fazer deles multiplicadores da experiência que se propõe ocorra em paralelo às ações de qualificação profissional.No caso da produção audiovisual, sua cadeia produtiva tem um espectro de sub-funções que encontra abrigo em diversos setores da sociedade, ou não seria uma assistente de figurino, alguém que especializou sua capacidade como costureira? Ou um assistente de cenografia alguém que se iniciou nas habilidades de marcenaria e eletricidade?

    A realidade das funções de entrada no mercado do audiovisual é mais próxima da realidade possível de uma população economicamente desprivilegiada do que o pretenso glamour hollywoodiano.

    Pretende-se também, fornecer um instrumental que permita ao público alvo contar suas histórias, expressar sua visão do mundo, na perspectiva da comunidade. A expressão dessas realidades apresentadas na forma de produção audiovisual integra os indivíduos na sociedade, seja pela simples comunicação de massa; resultado primário da exposição dessa produção,seja na capacitação do indivíduo para os diversos elementos que compõe o espectro dessa forma de produção.

    Comunicação é a palavra chave do século XXI. Sociedades cada vez mais midiáticas precisam verticalizar suas ações sociais para integrar seus cidadãos. A comunicação com função social adquire uma importância insubstituível para se atingir esses pressupostos impositivos da contemporaneidade, com a colaboração para a formação de uma esfera pública de idéias e informações capazes de contribuir para a consolidação de uma sociedade democrática, republicana, livre, igualitária e moderna.

    O público alvo para implantação desse projeto constitui-se de jovens e adultos das comunidades dos territórios onde se situam os Pontos de Cultura. De forma articulada é focado na essência cidadã destas comunidades abordadas e atendidas. A valorização dos indivíduos, sua qualificação em um espectro de ocupações tão vasto como o que envolve a produção audiovisual pode envolver muito mais do que o universo de participantes propostos para o programa. A ação reflete-se nas famílias e até mesmo na amplitude do Território, que invariavelmente será cenário de partida para a prática e efetiva produção. Ler o Território que é cenário dessas vidas é discuti-lo, valorizá-lo e propor ações de mudança e melhoria.

    A Comunidade é um agrupamento social ativo e compromissado, ainda que necessitado de orientação de fundo social e humanista para desenvolvimento de possibilidades para seus moradores. Falta uma inclusão social responsável, e assim, e com ela a geração de desenvolvimento e qualidade de vida com a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. A consolidação de ações entre sociedade civil, terceiro setor e setor público resultam em reivindicações pertinentes à realidade da população local, em busca de soluções de sustentabilidade para suas próprias vidas.
  • As Unidades Comunitárias de Comunicação aqui propostas serão um veículo desse processo de mudança de destino, de assertividade de sua presença social como comunidade, valorizando a essência humana, a história do individuo que compõe a história da comunidade que faz a história do território e a história de todos nós.

    As comunidades dos Povos onde se inserem os Pontos de Cultura, como Territórios da Paz e da Cidadania, querem contar suas histórias, isso enquanto escrevem uma nova em tempo real. No cerne dos agrupamentos sociais que habitam tais territórios, estão jovens, em idade escolar, com avidez de desenvolvimento, mas sem formação específica, ou mesmo consciência de seu potencial nessa área de expressão (audiovisual) que podem produzir um documento social e politicamente relevante de suas realidades, e no processo adquirir habilidades e orientação técnica que efetivem sua inserção em um mercado de trabalho em franca expansão, e, graças ao relativo barateamento 
    dos recursos mínimos para produção de peças audiovisuais, mais acessível do que nunca àqueles com espírito empreendedor.

    O audiovisual em sua forma mais popular, a Televisão, guarda em sua relação com a população um elemento mítico, que a distancia nessa aura de mistério tecnológico. O apelido “Fábrica de Sonhos”, dado a Hollywood das décadas de 1940 e 1950, é hoje aplicado à TV Brasileira com a produção de novelas, em uma evoluída concepção melodramática, representando essa relação de constante interação entre a população e seus desejos. Há controvérsias se é a TV que inspira o sonho de sua audiência ou se a audiência reflete seus sonhos na tela do televisor. Qualquer que seja a verdade dessa questão é inegável a relação simbiótica entre as partes. Curiosamente, a relação técnica com a configuração desta “máquina de sonhos” é de total alienação. Como um grande mágico, a máquina televisiva não revela a todos, seus truques.

  • É preciso trazer para essas comunidades, a real possibilidade de fazer sua própria história.

    A busca de inserção dessas comunidades e, antes de tudo, de seus membros como cidadãos, seres políticos conscientes e não exclusivamente como técnicos do setor audiovisual[1], passa pela sustentação da auto-estima destes indivíduos e pela conscientização através da prática da existência de outros caminhos para a realização dos seus sonhos. Junto a essa formação de consciência social proposta quer-se possibilitar a reivindicação ordenada e politicamente correta de serviços que possa suprir as necessidades identificadas e documentadas através das realizações da Unidade Comunitária de Comunicação.



    [1]           A intenção primeira e o resultado prático quantificável do projeto é evidentemente a qualificação e inserção de 30% de todos os jovens que participarem do projeto.



[1]           Entende-se por peça audiovisual toda e qualquer produção (resultado de processo comunicativo) com a utilização conjunta de componentes visuais (signos, imagens, desenhos, gráficos etc.) e sonoros (voz, música, ruído, efeitos onomatopeicos etc.), ou seja, tudo que pode ser ao mesmo tempo visto e ouvido. Tratam-se de produções para vídeo, rádio, web, cinema, ou mesmo fotografia.

  • NOME DO PROJETO: O GOYANEZ

     

    EQUIPE

    https://gyncronicacafecomletrasredeccom.blogspot.com/2023/11/lei-paulo-gustavo-equipe-link.html

    (Informe quais são os profissionais que atuarão no projeto, conforme quadro a seguir, você poderá utilizar quantas linhas forem necessárias)

     

    NOME DO PROFISSIONAL/EMPRESA

    FUNÇÃO NO PROJETO

    CPF/CNPJ

    PESSOA NEGRA?

    PESSOA ÍNDIGENA?

    PESSOA COM DEFICIÊNCIA?

    George Duarte

    Diretor/Roteirista

    225.445.181-20

    Não

    Não

    Não

    Luzia Mello

    Atriz

    197.397.611-00

    Não

    Não

    Não

    Luís Cláudio Irineu Rezende

    Ator

    030.114.466-44

    Não

    Não

    Não

    Marília Ribeiro

    Atriz/Produtora

    861.093.081-52

    Não

    Não

    Não

    Marcella Tamm

    Diretora de Arte

    428.595.901-10

        Não

    Não

    Não

    Antonio Raposo

    Produtor

    404.058.856-87

    Sim

    Não

    Não

    Alexandre Gentil

    Produtor

    606.524.031-16

    Não

    Não

    Não

    Ernando Nunes

    Fotógrafo/cinegrafista

    225.445.181-20

    Sim

    Não

    Não

    Makena Ponto

    Animação de Redes Sociais

    225.445.181-20

    Sim

    Não

    Não

    Michelly Santana

    Diretora de Fotografia/Oficineira

    052.971.441-83

    Sim

    Não

    Não

    Ponto de Cultura Novo Ato

    Estúdios de Oficinas e Filmagens

    07.983.516/0001- 42

    -

    -

    -

     outras formas de composição que garantam o protagonismo de pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas na pessoa jurídica ou no grupo e coletivo sem personalidade jurídica


    Recurso ao Disposto acerca do resultado preliminar da Análise de Mérito Cultural - Lei Paulo Gustavo, conforme o Edital 001/2023 – Audiovisual. 

  • Eu, Jesus Duarte Filho, como proponente do Projeto O GOYANEZ - O FILME, em nome do Grupo Cultural composto pelas entidades Agência ECCOM - Rede Comunitária, ACT - Casa do Teatro e CIA Novo Ato e dos artistas/fazedores de cultura das linguagens teatral e cinematográfica Luzia Mello, Luís Cláudio Irineu Rezende, Marília Ribeiro, Marcella Tamm, Antonio Raposo, Alexandre Gentil, Ernando Nunes, Makena Lidiane Francisco da Silva e Michelly Santana. atuantes como Pontão de Cultura Rede Comunitária de Comunicação - Escola de Expressão e Comunicação Comunitária em Goinia e Goiás, venho interpor recurso a esta distinta Comissão de Seleção, solicitando  a revisão do resultado preliminar da Análise de Mérito Cultural - Lei Paulo Gustavo, conforme o Edital 001/2023 – Audiovisual.  

  • GO1870055504 - 654d8dbeb9594 - Documentação Complementar que julgar necessária.pdf


  • outras formas de composição que garantam o protagonismo de pessoas negras (pretas

  • e pardas) e indígenas na pessoa jurídica ou no grupo e coletivo sem personalidade jurídica

  • Os agentes culturais contemplados, se comprometem a participar, como contrapartida, de ações e programas desta Secretaria, com a atividade cultural viabilizada a partir deste Concurso, caso haja. §Único: A definição dessa participação será feita posteriormente, de acordo com a disponibilidade do proponente e interesse da Secretaria. 11.2. Contrapartidas adicionais: a. Medidas que promovam o acesso aos bens, produtos e serviços culturais a camadas da população menos assistidas ou excluídas do exercício de seus direitos culturais por sua condição socioeconômica, etnia, deficiência, gênero, faixa etária, domicílio e ocupação, visando à formação de público. b. Promoção de ações que facilitem o livre acesso de idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e/ou medidas de acessibilidade comunicacional (de modo a diminuir barreiras na comunicação interpessoal, escrita e virtual)

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