terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Obras no Aeroporto de Anápolis estão em fase de planejamento, diz Infraero

ESCLARECIMENTO

Obras no Aeroporto de Cargas estão em fase de planejamento, diz Infraero









Após boatos de paralisação das atividades, empresa estatal desmente e garante que vai colocar estrutura para operar

04/02/2

Foto: Goinfra
Foto: Goinfra

A Infraero desmentiu, em um vídeo divulgado a lideranças empresariais e políticas da cidade, que as obras do Aeroporto de Cargas de Anápolis sofreram qualquer tipo de alteração ou foram paralisadas. O material foi gravado a pedido do senador Jorge Kajuru (PSB), chamado à cena após boatos eclodirem dando conta de possíveis alterações no plano para colocar a estrutura em operação. Ele foi divulgado primeiro pelo Anápolis Diário.

O presidente da Infraero, Rogério Bazerllay, ressaltou que o projeto “não teve nenhuma alteração de planejamento” e que “a outorga que nos foi entregue está dentro de um prazo que estamos ainda realmente avaliando”. Ele ressalta que existe o compromisso da estatal em “transformar, no menor tempo possível nosso aeroporto de Anápolis em um aeroporto de cargas para que seja utilizado comercialmente por toda região e por todo o povo de Anápolis”, frisa.

Bazerllay pontua ainda que, como “a obra não chegou a ser iniciada, então não tem como ela estar paralisada” e esclarece: “ainda estamos na fase de planejamento.” A fala é endossada pelo diretor de Operações e Serviços Técnicos, Eduardo Gonzaga.

“A engenharia da Infraero está desenvolvendo todos os projetos necessários para deixar o aeroporto de Anápolis apto para as operações. Ratificamos que todo o cronograma está sendo cumprido”, destacou.

Histórico

O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou a federalização do Aeroporto de Cargas de Anápolis em julho do ano passado. A Portaria 344, de 26 de julho de 2024, assinada pelo ministro Silvio Costa Filho, autoriza a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a administrar, operar e explorar o terminal que há anos vem passando por obras, mas que nunca entrou em operação.

Com a consolidação do Aeroporto de Cargas, Anápolis quer completar o modal que faltava para se tornar efetivamente um dos principais centros logísticos do país, já que a cidade já é cortada por rodovias federais de grande circulação e, também, por linhas férreas que fazem ligação com portos em extremos do território nacional.

O entendimento é que a transferência do terminal anapolino para a Infraero faz com que ele passe a ter relevância nacional. A partir da publicação da Portaria 344 no Diário Oficial da União, a transição operacional do Aeroporto de Cargas de Anápolis do Estado de Goiás para a Infraero deve ser concluída no prazo de até 120 dias.

Para o governo estadual, o objetivo principal da federalização é “criar um modal de logística sem precedentes em Goiás, uma vez que a estatal possui décadas de expertise na administração e desenvolvimento de grandes aeroportos em todo o Brasil”.

Segundo o Governo de Goiás, atualmente o aeroporto possui uma pista operacional de 1.245 metros de comprimento por 45 metros de largura, capaz de receber aeronaves de médio porte. Com a federalização será possível ampliar esse perfil, já que será feita a homologação de uma nova pista de 3 mil metros de comprimento por 45 metros de largura para receber aeronaves cargueiras.

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