Obras no Aeroporto de Cargas estão em fase de planejamento, diz Infraero
Após boatos de paralisação das atividades, empresa estatal desmente e garante que vai colocar estrutura para operar
04/02/2
A Infraero desmentiu, em um vídeo divulgado a lideranças empresariais e políticas da cidade, que as obras do Aeroporto de Cargas de Anápolis sofreram qualquer tipo de alteração ou foram paralisadas. O material foi gravado a pedido do senador Jorge Kajuru (PSB), chamado à cena após boatos eclodirem dando conta de possíveis alterações no plano para colocar a estrutura em operação. Ele foi divulgado primeiro pelo Anápolis Diário.
O presidente da Infraero, Rogério Bazerllay, ressaltou que o projeto “não teve nenhuma alteração de planejamento” e que “a outorga que nos foi entregue está dentro de um prazo que estamos ainda realmente avaliando”. Ele ressalta que existe o compromisso da estatal em “transformar, no menor tempo possível nosso aeroporto de Anápolis em um aeroporto de cargas para que seja utilizado comercialmente por toda região e por todo o povo de Anápolis”, frisa.
Bazerllay pontua ainda que, como “a obra não chegou a ser iniciada, então não tem como ela estar paralisada” e esclarece: “ainda estamos na fase de planejamento.” A fala é endossada pelo diretor de Operações e Serviços Técnicos, Eduardo Gonzaga.
“A engenharia da Infraero está desenvolvendo todos os projetos necessários para deixar o aeroporto de Anápolis apto para as operações. Ratificamos que todo o cronograma está sendo cumprido”, destacou.
Histórico
O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou a federalização do Aeroporto de Cargas de Anápolis em julho do ano passado. A Portaria 344, de 26 de julho de 2024, assinada pelo ministro Silvio Costa Filho, autoriza a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a administrar, operar e explorar o terminal que há anos vem passando por obras, mas que nunca entrou em operação.
Com a consolidação do Aeroporto de Cargas, Anápolis quer completar o modal que faltava para se tornar efetivamente um dos principais centros logísticos do país, já que a cidade já é cortada por rodovias federais de grande circulação e, também, por linhas férreas que fazem ligação com portos em extremos do território nacional.
O entendimento é que a transferência do terminal anapolino para a Infraero faz com que ele passe a ter relevância nacional. A partir da publicação da Portaria 344 no Diário Oficial da União, a transição operacional do Aeroporto de Cargas de Anápolis do Estado de Goiás para a Infraero deve ser concluída no prazo de até 120 dias.
Para o governo estadual, o objetivo principal da federalização é “criar um modal de logística sem precedentes em Goiás, uma vez que a estatal possui décadas de expertise na administração e desenvolvimento de grandes aeroportos em todo o Brasil”.
Segundo o Governo de Goiás, atualmente o aeroporto possui uma pista operacional de 1.245 metros de comprimento por 45 metros de largura, capaz de receber aeronaves de médio porte. Com a federalização será possível ampliar esse perfil, já que será feita a homologação de uma nova pista de 3 mil metros de comprimento por 45 metros de largura para receber aeronaves cargueiras.
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