quarta-feira, 20 de março de 2024

ESCREVENDO A HISTÓRIA 50 anos de Brasília

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO — DETAQ COODENAÇÃO DE HISTÓRICO E DEBATES — COHID  

18 abr 1956 O Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira assinou a Mensagem de Anápolis, que encaminhou ao Congresso Nacional anteprojeto que dispunha sobre a mudança da Capital Federal e criava a Companhia Urbanizadora da Nova Capital, que tramitou na Câmara dos Deputados sob o número de Projeto de Lei 1.234, de 1956, tendo sido aprovado por unanimidade tanto na Câmara quanto no Senado Federal.

JK, cérebro das altas decisões nacionais

      A transferência da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do País foi uma ideia endossada por Hipólito José da Costa, o primeiro de nossos jornalistas, José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, e defendida por Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, um dos nossos maiores historiadores. Surgiu na forma de proposta de emenda constitucional, no Congresso Constituinte de 1890; constou das Constituições de 1891, 1934 e de 1946. 

      No dia 4 de abril de 1955, Juscelino Kubitschek visitava a cidade de Jataí, Estado de Goiás, em campanha eleitoral para Presidente da República. Durante o comício, quando discursava em uma oficina mecânica, em decorrência de forte chuva que caía sobre a cidade, foi interpelado por um cidadão jataiense chamado Antônio Soares Neto, sobre se o candidato, uma vez eleito, cumpriria artigo das Disposições Transitórias da Constituição Federal que previa a mudança da Capital Federal para o Planalto Central, o que Juscelino prometeu cumprir. A partir daí, esta decisão ganhou plataforma em sua campanha eleitoral. 

      Já empossado na Presidência da República, Juscelino assinou, no dia 19 de abril de 1956, na cidade de Anápolis, Estado de Goiás, a Mensagem nº 156 – que dispunha sobre a mudança da Capital Federal – e a enviou ao Congresso Nacional, onde tramitou sob a forma do Projeto de Lei nº 1.234, de 1956, aprovado, na Câmara, em 23 de agosto de 1956 e transformado na Lei nº 2.874, de 1956, sancionada em 19 de setembro do mesmo ano. 

No dia 2 de outubro de 1956, Juscelino foi ao Planalto Central, de onde reafirmou que naquele vazio se construiria o "cérebro das altas decisões nacionais". 

https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/discursos/escrevendohistoria/destaque-de-materias/revista-50-anos-de-brasilia


DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO — DETAQ COODENAÇÃO DE HISTÓRICO E DEBATES — COHID Brasília, abril de 2010 ESCREVENDO A HISTÓRIA 50 anos de Brasília Realização: • COHID • Projeto de editoração: Elaine Machado Ribeiro Mônica Corrêa Xavier 


Nesta edição: JK, cérebro das altas decisões nacionais 2 A mudança da Capital para o interior do país Um projeto em construção 3 Congresso Nacional, palco de grandes acontecimentos 7 Cronologia 8 1 2 3

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO — DETAQ COODENAÇÃO DE HISTÓRICO E DEBATES — COHID  

Anápolis e JK, história de muitos encontros

Nenhum comentário:

Postar um comentário