Provas são no sábado (5) e domingo (6), a partir das 13h. A universidade oferece 2.112 vagas na Asa Norte, Planaltina, Ceilândia e Gama; resultado está previsto para terça-feira (8).
O campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) amanheceu vazio na manhã desta quarta-feira (15); professores e alunos paralisaram atividades contra bloqueio de verbas anunciado pelo governo federal — Foto: Geraldo Bechker/TV Globo
O vestibular de 2022 da Universidade de Brasília (UnB) ocorre neste sábado (5), e no domingo (6). As provas são no Distrito Federal, e também nas cidades de Formosa, Goiânia e Valparaíso (GO), além de Uberlândia (MG). Nos últimos dois anos, a prova não ocorreu, por conta da pandemia de Covid-19.
Ao todo, 10.916 candidatos disputam 2.112 vagas. Os exames começam as 13h, e os locais de prova podem ser consultados no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que é a banca responsável pelo processo seletivo.
No sábado, os candidatos respondem questões de língua portuguesa, língua estrangeira, literatura, geografia, história, artes, filosofia, sociologia e ainda fazem a redação. No domingo é a vez de testar os conhecimentos de biologia, física, química e matemática (saiba mais abaixo).
A divulgação do gabarito deve ocorrer na terça-feira (8), a partir das 19h. O resultado oficial da seleção, e a convocação para registro acadêmico on-line, estão previstos para 18 de março. O primeiro semestre de 2022 da UnB começa no dia 6 de junho.
O que levar?
Para realizar a prova, os candidatos devem apresentar o comprovante de inscrição e um documento de identidade original. O exame deverá ser respondido em caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Os vestibulandos também podem levar água e lanches, desde que estejam em recipientes transparentes.
Como estão distribuídas as vagas?
- Câmpus Darcy Ribeiro: 1.739 vagas
- Ceilândia: 148 vagas
- Gama: 140 vagas
- Planaltina: 85 vagas
sala de aula, educação, professor, redação, caneta preta — Foto: Fred Dufour/AFP
Medidas de proteção contra a Covid-19
De acordo com o Cebraspe, as seguintes medidas de proteção foram adotadas, em razão da pandemia de Covid-19:
A entrada e permanência nos locais de prova só será permitida à candidatos que estiverem usando máscaras de proteção.
É recomendado que os vestibulandos levem máscaras reservas em sacos plásticos transparentes, para possível troca
- Os candidatos deverão submeter-se a verificação de temperatura corporal
- Deve-se observar o distanciamento estabelecido e respeitar as marcações com fitas
- Higienizar as mãos com álcool e gel (o candidato pode levar o próprio, desde que em recipiente transparente)
- Submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração
Vestibular UnB 2022
Sábado (5): conhecimentos I e II, prova de redação em Língua Portuguesa
- Conhecimentos I: prova formada por 30 questões de línguas estrangeiras (Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa)
- Conhecimentos II: prova de 120 questões focadas nos conteúdos de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia
Domingo (6): conhecimentos III
- Prova de 150 questões de biologia, física, química e matemática
Dicas para a prova
Imagem de arquivo mostra estudante procurando nomes na lista de aprovados no vestibular da UnB — Foto: Emília Silberstein/Secom UnB
É comum que os vestibulandos sintam-se nervosos antes e durante as provas. Ingerir alimentos leves, e dormir bem antes dos exames são maneiras práticas de amenizar, ou ajudar a controlar essa sensação. A psicoterapeuta especialista em adolescentes, Camila Montú, também aconselha os jovens a "alimentar pensamentos que gerem segurança".
"A questão do nosso pensamento, o que a gente imagina, tem muito efeito. Ficar pensando 'é muito difícil, é pouco tempo, eu não vou conseguir', são pensamentos negativos que fazem com que todo o nosso corpo se mova nessa direção", diz Camila.
Segundo a psicoterapeuta, "o melhor é pensar 'tudo bem'. Essa é uma oportunidade, mas não é a única. Fiz o melhor que eu pude até aqui". Ela também aconselha aos candidatos que cheguem cedo e evitem a "correria".
"Sair correndo, atrasado, gera uma ansiedade desnecessária. Então, se organizar, chegar antes, e não passar por perrengues nesses dois dias, vão deixar o candidato naturalmente mais tranquilo", aponta.
Por g1 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário