quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A experiência da Rede de Comunicação Popular no Semiárido Mineiro

por Helen Borborema e Lívia Bacelete - Comunicadoras populares da ASA

No semiárido mineiro, a comunicação popular tem contribuído para a formação e mobilização social na convivência com o semiárido. Esse contexto faz parte de um conjunto de ações promovido pela Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas), através da organização da Rede de Comunicadores Populares no Semiárido Mineiro.

A estratégia de comunicação popular na Articulação no Semiárido Mineiro faz parte da rede desde sua criação, em 1999. Decanor Nunes é agente da Cáritas Diocesana de Almenara e integra a coordenação executiva da ASA Minas. Ele lembra que já naquela época a informação começou a ser trocada. Uma das primeiras experiências foi o programa Rádio Cidadão. Ele era construído de forma coletiva e veiculado por todo semiárido em parceria com as rádios comunitárias.

Outras iniciativas começaram a acontecer. Não havia pessoas liberadas para realizar o trabalho com a comunicação, mas a vontade de construir e a importância da causa fizeram com que as pessoas, de forma voluntária, assumissem essa tarefa em defesa da troca de informação.

Em 2003 aconteceu o I Encontro de Comunicação da ASA Minas, no município de Salinas. Tanta energia culminou no lançamento do boletim informativo Norte/Vale, que trazia informações das duas regiões que compõem o semiárido mineiro: Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

No final do mesmo ano, foi realizado o II Encontro de Comunicação da ASA Minas. Helen Santa Rosa é comunicadora do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM). Ela lembra que os comunicadores populares estavam animados com os processos de formação e organização que estavam acontecendo. Tanto é que em 2004 organizaram o III Encontro de Comunicação da ASA Minas. A discussão e atuação da comunicação popular na articulação não pararam mais.

Daí pra frente, em todos os Encontros Estaduais da ASA Minas reunia-se as pessoas com aptidão ou experiência em comunicação para discutir e praticar a comunicação popular em debates e oficinas. Neste mesmo ano, o Baixo Vale do Jequitinhonha realizou diversas oficinas de rádio popular e comunitária.

Em 2005, a internet contribuiu para que as informações entre as organizações do semiárido mineiro circulassem de forma mais rápida e eficiente. Foi criado o primeiro grupo de emails da ASA Minas. O Fórum do Vale também criou uma comissão para debater a questão.

Nacionalmente, a comunicação ganhava espaço nas discussões da Articulação. O EconASA deste ano abordou o tema de forma mais direta nos debates em que a comunicação era visto como instrumento para a formação e mobilização social.

No entanto, neste mesmo ano de 2005, por falta de recursos, a ação em rede da comunicação na ASA Minas perdeu forças e começou a se desarticular. Os comunicadores elaboraram um projeto para buscar financiamento e dar continuidade ao trabalho. Mas ele não foi aprovado.

A comunicação na ASA Minas se desarticulou até o ano de 2007, quando a questão começa a surgir novamente. As entidades que compõem a ASA no estado conseguiram se organizar para liberar uma pessoa para trabalhar com comunicação. A partir disso, foi feito um programa de rádio, chamado Asas do Sertão, que infelizmente ficou só na edição piloto.

A ASA articulou uma audiência pública na assembléia Legislativa de Minas Gerais para rever a construção de cisternas pelo Governo do Estado, na qual os comunicadores se organizaram para elaborar uma Carta Denúncia. O grupo de discussão da internet foi aperfeiçoado e a comunicação popular ganhava forças novamente no estado.

Através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), em sua fase demonstrativa, chegava na Articulação a proposta de sistematizar as experiências de convivência com o semiárido, no boletim O Candeeiro. O P1+2 tem como objetivo principal garantir água para a produção de alimentos saudáveis, mas foi muito importante para a comunicação popular no semiárido.

Em 2008, a comunicação ganha mais força. Em sua fase piloto, o P1+2 garantiu a contratação de 2 comunicadoras populares no Norte de Minas. Os boletins de sistematização de experiências, O Candeeiro, chegaram com toda força, mostrando a importância de valorizar as experiências das comunidades na construção de saberes e conhecimentos.

Após uma oficina nacional sobre como construir o boletim, foram realizadas duas oficinas regionais, sendo uma no Vale do Jequitinhonha e outra no Norte de Minas. A partir das oficinas, alguns participantes se sentindo parte da rede de comunicadores que se consolidava, construíram os boletins sobre suas comunidades de forma coletiva, como aconteceu na Aldeia Barreiro Preto, na reserva Xakriabá, município de São João das Missões.

A rede começava a ganhar corpo. Nos fóruns do Norte e do Vale eram sugeridos os temas dos boletins, construídos em todo o semiárido mineiro nos mais variados temas, sempre com o apoio dos comunicadores populares. Os jornais locais, rádios e sites também passaram a receber semanalmente notícias sobre o que acontecia com o povo do sertão mineiro e com as organizações sociais. Voltaram a acontecer as oficinas de comunicação nos Encontros Estaduais da ASA. Rádios populares ao vivo foram colocadas no ar espalhando as notícias e denúncias da população do semiárido durante os encontros, como no Encontro da Agrobiodiversidade, que aconteceu em Varzelândia.

Durante um encontro de comunicadores populares em Porteirinha, o sonho de uma comunicação justa, popular e democrática fez com que fosse criada a Rede de Comunicadores Populares no Norte de Minas. Participaram deste encontro representantes de quilombos, assentamentos, aldeias indígenas, sindicatos de trabalhadores rurais, pastorais sociais e demais organizações populares. O objetivo era claro: o próprio povo deveria produzir a informação a partir de sua realidade. Informação esta, que circularia para conhecimento, troca de experiência e fortalecimento na luta pela construção de uma sociedade justa e igualitária. Em rede, os comunicadores produziram diversos materiais, entre eles, duas edições do jornal impresso Agri-Culturas Sertaneja com notícias do Norte de Minas.

Em 2009, a organização e consolidação da Rede de Comunicadores Populares continua. O P1+2 chega ao Vale do Jequitinhonha e, com ele, mais uma comunicadora popular para este território. A ASA Minas lança um blog na internet. Nele são veiculadas as informações, fotos, poesias e textos produzidos pela rede, que se consolida também no Vale do Jequitinhonha.

Os encontros de comunicadores populares continuam acontecendo, agora nas duas regiões que compõem o semiárido mineiro, com oficinas de rádio, teatro, texto informativo, fotografia e outros. Os comunicadores se capacitam e atuam cada vez mais em rede nos encontros da ASA e nos diversos espaços que participam, como sindicatos, associações comunitárias, grupos culturais e outros. Neste mesmo ano, é realizado um encontro com os radialistas da região sobre convivência com o semiárido.

Em 2010, a Rede realiza um encontro de fotografia com os comunicadores populares, outros encontros e oficinas, e dá continuidade aos trabalhados iniciados. Ela segue sua caminhada pelo sertão de Minas Gerais.

A rede de Comunicadores Populares do Semiárido Mineiro é viva, construída no dia a dia por cada comunicador e comunicadora popular em sua comunidade, bairro, igreja, associação, grupo, entidade. Ela ainda tem muito que percorrer no caminho do sonho e da luta por uma comunicação que valorize a cultura e os modos de vida locais; que seja “do” e “no” Semiárido; gere reação na sociedade; reforce a identidade do Semiárido; a identidade camponesa; comunique as lutas locais, sem perder o vínculo com o global; que seja instrumento de formação e educação; estratégia da mobilização social; uma comunicação em rede, comunitária e democrática.

Sistematização Comunicação Popular: rádios livres e comunitárias


Decanor Nunes - agente Cáritas e Lívia Bacelete - comunicadora popular da ASA

No Baixo Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a Cáritas Diocesana de Almenara desenvolve uma experiência de Comunicação Popular como estratégia para transformação social. O trabalho acontece desde 1998, com o objetivo de comunicar “para e com” a população camponesa e urbana desta região.

A região do Baixo Jequitinhonha corresponde à Diocese de Almenara e faz parte do semiárido mineiro. Ela possui 17 municípios, sendo todos com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerados entre os mais baixos do Brasil e do mundo. Historicamente, a região enfrenta grande desigualdade social, desrespeito aos direitos humanos e alto índice de concentração de terra.

Em muitos lugares do semiárido, o rádio é o único meio de comunicação que chega às famílias rurais. Através dela, as pessoas se comunicam entre si, com a comunidade, a cidade e a família.

Decanor Nunes é agente da Cáritas e faz parte da Articulação no Semiárido (ASA). Há alguns anos, ele trabalha como incentivador da comunicação popular na região. Ele afirma que as rádios locais, livres, comunitárias e das igrejas são veículos de comunicação com grande potencial, pois dialogam diretamente com as pessoas e transmitem uma comunicação produzida nas localidades, que fala a linguagem da população local.

A Cáritas Diocesana de Almenara tem se apropriado dessa importante ferramenta para comunicar com as pessoas que mais precisam de informação e formação. O trabalho com a democratização da comunicação é estratégico, usando a comunicação como instrumento para mudança social na região.

Para implantação de ações com as rádios populares, foi feito um projeto junto a Cáritas Regional Minas Gerais, com apoio da CRB (Cáritas Americana). Este projeto conseguiu recurso para compra de kits de transmissão, com transmissor, antena, cabo e equipamentos de áudio para 5 grupos, sendo 3 em comunidades rurais e 2 em áreas urbanas.

Decanor lembra que com a instalação de emissoras populares na região, eles buscaram parceria com 15 rádios de outros 10 municípios. Para isso, eles realizaram encontros de formação com os responsáveis pelas rádios e os comunicadores populares. Os temas de formação destes encontros sempre estiveram ligados à Reforma Agrária no Ar, rádio comunitária, linguagem em comunicação popular e camponesa, Semiárido e a comunicação e outros.

O trabalho continuou e a Cáritas passou a trabalhar com 3 formatos de instalação e gestão de rádios populares e comunitárias: rádio fixa na comunidade, rádio móvel nos assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a REMI (Rádio Educadora Móvel Institucional).

A instalação de uma rádio fixa na comunidade tem início com um convite para discutir a importância de uma emissora comunitária. Após essa discussão é instalada uma rádio, em que a própria comunidade faz todo o processo de gestão, como conteúdo político, musical, tipos de programas e outros.

Emílio é um jovem do Assentamento Campo Novo, no município de Jequitinhonha. No assentamento foi instalada uma rádio fixa. Ele conta que antes da instalação parecia que os meios de comunicação estavam isolados e eles não tinham direito de participar. Esse projeto da rádio deu uma amplitude de ver que eles também têm direito, vez e voz no país e isso encoraja pra ir à luta e cobrar os direitos.

Outro tipo de rádio popular trabalhada pela Cáritas é a rádio móvel nos assentamentos e acampamentos do MST. Ela também tem início com formação dos assentados e acampados. Depois disto, o MST, em parceria com a Cáritas, instala a emissora comunitária em algumas de suas áreas. Durante 3 meses a rádio permanece no local. Após este período, ela é repassada para outra área, que fica com a rádio pelo mesmo tempo.

Até o momento, 2 acampamentos e 3 assentamentos receberam a rádio móvel. O Assentamento Aruega, município de Novo Cruzeiro, foi um deles. Quando chegou o período da rádio ir para outra área, os assentados se organizaram e, junto com a Câmara Municipal, aprovaram um projeto para compra de um kit de transmissão radiofônica. O prefeito aprovou o projeto e hoje o assentamento tem seu próprio veículo de comunicação radiofônico.

A REMI (Rádio Educadora Móvel Institucional) é outro formato de rádio popular utilizada nos trabalhos da Cáritas. Ela é uma emissora que pertence à entidade, mas quando solicitada pelas comunidades rurais ou urbanas, é instalada nesta localidade. Antes da instalação, é feito um processo de formação e mobilização da comunidade, que assina um contrato junto à Cáritas, acordando que a rádio ficará instalada durante 3 meses e depois seguirá para outro grupo.

A finalidade da REMI é provocar o gosto pela comunicação radiofônica na comunidade. Se o grupo se interessar, instalará sua própria emissora com apoio da Cáritas e outras organizações. Até hoje, 5 comunidades, nos municípios de Monte Formoso e Jequitinhonha, receberam o projeto da REMI.
A Cáritas é parceira e apóia 18 emissoras de rádios livres e comunitárias de 17 municípios, incluindo algumas particulares e sem finalidade de organização comunitária. Ela produz materiais radiofônicos das mais variadas formas, como programas de rádio, spots, rádio dramas e outros, que são reproduzidos e enviados às rádios comunitárias, livres e rádios feiras. A entidade conseguiu uma aproximação com a emissora Rádio Santa Cruz de Jequitinhonha, ligada à igreja Católica, o que facilitou bastante estes trabalhos.

A Cáritas também desenvolve trabalhos com informativos impressos, como o Fique de Olho. Este jornal mensal é distribuído gratuitamente há 10 anos no Baixo Jequitinhonha, incentivando o controle social dos recursos públicos e contribuindo com a emancipação da população.

Decanor Nunes afirma que o processo de democratização da comunicação popular com a comunidade exercendo seu protagonismo é desafiante. Entre os principais desafios estão o acompanhamento e continuidade de formação com os comunicadores das rádios populares; a sustentabilidade das rádios comunitárias; a garantia de recurso para melhora da distribuição do Programa Vozes da Terra, produzido pela Cáritas; a luta pela mudança da legislação e pela legalização das rádios comunitárias.

A perspectiva para os próximos anos é continuar o fortalecimento da luta pela democratização desta comunicação. Quanto mais pessoas tiverem informação e quanto mais informação as pessoas tiverem, melhor será a sociedade e mais forte será sua base democrática e convivência com sua realidade, ou seja, o semiárido.
http://www.caabahia.org.br/

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