Descrição
REDE DAS CULTURAS POPULARES
As bases para a constituição da Rede das Culturas Populares foram lançadas pelos membros das 27 delegações estaduais presentes ao II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, entre os dias 14 e 17 de setembro de 2006, em diversas reuniões ocorridas durante o evento. Baseados nas diretrizes do I Seminário Nacional, realizado entre 23 e 26 de fevereiro de 2005, a Rede tem por objetivos:
• Ser um espaço permanente de reflexão, debate e proposição de políticas públicas, que integre diferentes grupos e instituições, comunidades tradicionais, movimentos culturais e sociais, entes públicos e privados ligados ao universo da cultura popular e do folclore, de forma independente e auto-gerida;
• Intensificar a mobilização, a comunicação e a troca de experiências entre os membros;
• Atualizar permanentemente a agenda de eventos realizados nas mais diversas regiões do país e a circulação de produtos e serviços gerados pelos artistas populares e demais trabalhadores do setor;
• Capacitar os membros para o processo de atuação em rede;
• Estimular a capacitação dos mestres da cultura popular e do folclore, das lideranças comunitárias tradicionais e das lideranças espirituais para a elaboração e gestão de projetos, facilitando o acesso aos recursos públicos;
• Criar os mais diversos grupos de trabalho, virtuais e/ou presenciais, que potencializem as ações de interesse dos membros da rede.
• Facilitar o acesso aos meios de comunicação (internet, televisão, rádio, rádio comunitárias, videoconferências e outras mídias acessadas por diferentes comunidades), promovendo a inclusão digital dos mestres da cultura popular e do folclore.
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