segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O que vamos vestir?


Jenny Beavan





Neste esboço, Jenny Beavan, a figurinista de "Mad Max: Estrada da Fúria", imagina o que poderemos usar no futuro.
Será que a moda vai se transformar por questão de utilidade, não de ornamento?

MODAS DO FUTURO
Aquecimento global vai afetar como iremos nos vestir
por Jenny Beavan

Os figurinos de "Mad Max: Estrada da Fúria" imaginam como sobreviveremos ao futuro -- e o que vestiremos para isso. 

Foi difícil manter os personagens de "Mad Max: Estrada da Fúria" e os cosmonautas do filme "Life" (2017) seguros. Os primeiros se encontravam em um inferno pós-apocalíptico; os segundos, colonizando uma estação espacial, e todos precisavam de vestimentas sustentáveis, multifuncionais, para qualquer tipo de clima.

A roupa que criei para cada papel inclui um sistema de suporte à vida. Os personagens de Charlize Theron e Tom Hardy se viram constantemente castigados pelos elementos ao cruzarem o Deserto da Namíbia em "Mad Max", enfrentando estiagem, tempestade de areia e temperaturas extremamente altas. Para sobreviverem, era necessário que usassem roupas que os protegessem contra essas mudanças rápidas – e que, um dia, podem ser essenciais para nós também. 

Embora os tecidos que mudam de forma e cor sejam superdivertidos e criativos, servindo de inspiração para estilistas do mundo todo, a modernização e inovação podem se tornar uma questão de utilidade, e não de ornamento. Como se vê no esboço, acessórios como sistemas de energia embutidos que fazem da pessoa que os usa independente de energia elétrica convencional e/ou combustíveis fósseis são o futuro da indústria da moda.

Quando recebi o Oscar, usando jaqueta e calça de motoqueiro bordadas, sem querer causei meio que um furor por causa do vestia ou deixava de vestir; imagine a reação geral quando uma atriz, preocupada com a poluição, incluir um aparato de respiração ou filtragem no vestido de gala que usar no tapete vermelho.

O ano de 2016 é o mais quente já registrado e milhões de pessoas sentirão os efeitos desse fenômeno. As mudanças radicais no clima chegaram para ficar; precisamos nos vestir para isso.

A figurinista Jenny Beavan ganhou dois Oscars: um por "Uma Janela para o Amor" e outro por "Mad Max: Estrada da Fúria". Seus trabalhos mais recentes incluem "A Cure for Wellness" "Life" e "The Nutcracker and the Four Realms"



domingo, 11 de dezembro de 2016

15º Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal




 O 15º Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal acontece de 15 a 18 de dezembro de 2016 no Estacionamento do Bezerrão, no Gama-DF. O Encontro, que faz parte do calendário de eventos oficiais do Distrito Federal e conta com o apoio do GDF, visa valorizar, divulgar, promover e dar manter as manifestações culturais ligadas à tradição da Folia de Reis. Serão quatro dias de festa com a presença de mais de 500 foliões de todo o Brasil, em uma verdadeira celebração de fé, arte e cultura popular brasileira. 

O Encontro apresenta uma vasta e variada programação cultural com, apresentação dos grupos de folia, shows musicais, oficinas de danças típicas, exposições, rodas de prosa, missa sertaneja, feira de produtos artesanais e muito mais. A estrutura do evento conta com uma cenografia que reproduz o ambiente da cultura caipira brasileira. No último dia do evento será realizada uma missa sertaneja, a fim de celebrar a origem católica da comemoração dos Santos Reis. O acesso é público e gratuito, com censura livre.

As edições anteriores do Encontro contou com a presença dos maiores artistas do universo regional caipira. Este ano além dos grupos e ternos de foliões de diversos estados, teremos as presenças de André e Andrade, Zé Mulato e Cassiano, Pereira da Viola e mais 20 outros violeiros e grupos de danças populares.

O evento é promovido pela Associação dos Foliões de Reis do DF e Entorno (AFOREIS) e o Clube do Violeiro Caipira do DF.