quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fogos de artifício iluminarão a festa da chegada de 2012 em Brasília

As comemorações para a entrada do ano novo em Brasília já movimenta a Esplanada dos Ministérios, onde são esperados 70 mil espectadores para a programação de cinco atrações musicais,além de 25 minutos de queima de fogos.

A programação oficial da festa do réveillon está no endereço eletrônico da Secretaria de Cultura. O sambista Arlindo Cruz fará o show de despedida de 2011. Ele se apresentará às 22h40, após os grupos Móveis Coloniais de Acaju e Natiruts.Acompanhado da Bateria Nota Show, formada por músicos de escolas de samba do DF, Arlindo Cruz fará a contagem regressiva para o ano-novo que será seguida da chuva de fogos de artifício.

Encerrando a festa, a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius apresenta-se da 1h40  às 3h de 1º de janeiro

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Leia Mais, Seja Mais - Campanha do MinC de estímulo à leitura sai em 74 jornais e 4 revistas nacionais

Uma campanha de valorização da leitura como hábito que gera prazer e conhecimento e, assim, projeta um outro tamanho para os sonhos e as conquistas pessoais. É com este mote que o Ministério da Cultura lança hoje, em todo o país, campanha publicitária com o slogan Leia Mais, Seja Mais.
A ação ocupa as páginas de 74 jornais de todos os estados –como Folha, Globo, A Crítica, Zero Hora, Estado de Minas e outros–, ao mesmo tempo que tem início também nas edições especiais de fim de ano de quatro revistas semanais nacionais –Veja, Época, Istoé e CartaCapital.
O desafio lançado pela campanha ultrapassa a esfera individual: instiga as pessoas a ler com seus filhos e a incentivar uma criança ou jovem a apreciar os livros e a freqüentar bibliotecas.
Formadores de opinião
Por isso, a campanha Leia Mais, Seja Mais – criada pela DM9– se dirige primeiramente aos formadores e multiplicadores de opinião em todo o país. Depois, ao longo de 2012, ela se voltará a públicos alvo específicos, inclusive agregando canais diferenciados. Assim, o objetivo é que a aquisição ou reforço de um ato como a leitura vire na verdade um hábito nacional.
A campanha terá novidades ao longo de 2012 vindas dos programas de Livro, Leitura e Literatura, os quais são de responsabilidade da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao MinC.
“A leitura abre a mente para a bagagem cultural acumulada por séculos, assim como exercita a imaginação e a reflexão sobre as diversas formas do pensamento”, afirma a Ministra da Cultura Ana de Hollanda.
“As campanhas para estimular o ato de ler e ressaltar a função social da leitura constituem, ao lado dos programas para ampliar o acesso aos livros e do domínio das habilidades leitoras, um pilares mais importantes das políticas de fomento à leitura”, diz o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim.
Norteadores fundamentais
O slogan Leia Mais, Seja Mais engatilha posturas que são simultaneamente uma atitude e um claro benefício para a pessoa: Sonhe Mais; Conquiste Mais etc. E ainda estimula uma atitude cidadã em direção às novas gerações: Desperte o prazer da leitura em um jovem. Indique livros; ou: Descubra novos livros. Leia com seu Filho.
A campanha ressoa norteadores fundamentais para o país. Por exemplo, o Plano Nacional de Cultura, cujas metas foram lançadas no início do mês pela Ministra Ana de Hollanda. Uma das 53 metas do plano, que tem horizonte de 10 anos, é que o brasileiro, que atualmente lê apenas 1,8 livro, fora os escolares, chegue ao índice de quatro até 2020.
Este empuxo para a leitura está sinalizado ainda no convênio assinado também em dezembro pelos ministros Ana e Fernando Haddad (Educação) e que deve ser implementado já no início de 2012.
Livro Popular
Outro referencial para a campanha é o fato de que se vive hoje a era do conhecimento. Como requisito para o desenvolvimento pessoal e de uma nação, a aquisição do conhecimento vira também fator fundamental para que se atinja a meta traçada no slogan “País rico é país sem pobreza”.
A perspectiva de o país ocupar a condição de quinta ou quarta economia do mundo é coerentemente acompanhada pela projeção internacional de sua cultura, com destaque para a literatura.
Assim, o Brasil é o homenageado da Feira do Livro de Frankfurt, em 2013 – isso, depois de ser o centro do maior festival de cultura da Europa, o Europalia, com mais de 500 atrações em cinco países, aberto em outubro na Bélgica pela Presidenta Dilma e a Ministra Ana (encerra-se em 15/01/2012).
A própria Presidenta, durante a Feira do Livro do Rio deste ano, lançou com a Ministra Ana e o presidente Amorim, da FBN, uma proposta, atualmente em desenvolvimento: a do Livro Popular.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Coletiva de Lançamento do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília e do 34º Curso Internacional de Verão de Brasília


Coletiva de Lançamento do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília e do 34º Curso Internacional de Verão de Brasília

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

AVISO DE PAUTA

Coletiva de Lançamento do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília e do 34º Curso Internacional de Verão de Brasília

A Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Educação, convidam para coletiva de lançamento do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília e do 34º Curso Internacional de Verão de Brasília - CIVEBRA,  promovido pela Escola de Música do Distrito Federal. 

O quê: coletiva de lançamento do 1º Festival Internacional de Artes de Brasília e do 34º Curso Internacional de Verão de Brasília
Quando: terça-feira, às 10h.
Onde: Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional

O 1º Festival Internacional de Artes de Brasília acontecerá entre os dias 4 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. O evento será gratuito, e acontecerá em vários locais de Brasília como: o Teatro Nacional, Centro de Convenções, Biblioteca Nacional, Museu da República, Cine Brasília e nas Regiões Administrativas.

Entre as atrações de teatro, dança, exposições, oficinas e shows musicais, estão os cantores Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Pedro Mariano, Trio Corrente, a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, entre outros. Também acontecerão mostras de cinema apresentação do espetacular Circo da China e do mexicano Jorge Fernandes.

O 34º Curso Internacional de Verão de Brasília acontecerá no período de 4 a 21 de janeiro no CEP-EMB, localizado na L2-Sul, SGAS 602. Cerca de 50 profissionais brasileiros e estrangeiros celebrarão o 34º CIVEBRA, eles também farão apresentações musicais populares e eruditas para o público de Brasília durante. Devido à 34º edição do CIVEBRA definiram-se mais quatro polos em: São Sebastião, Taguatinga, Sobradinho e Gama, além do Plano Piloto, a ser incluído nas pautas de apresentações musicais. As inscrições do CIVEBRA serão realizadas a partir do dia dois até o dia três de janeiro 2012, de acordo com o limite de vagas oferecidas pela Escola de Música. Os alunos poderão matricular-se no endereço www.se.gov.br/emb.

Serviço
Dia: 20/12 (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional
Informações para imprensa: 3325-6220

Começa hoje o Festival Rolla Pedra - 4ª Edição

Festival Rolla Pedra , de 20 a 22 de dezembro, a partir das 17h30, no Estacionamento do Mané Garrincha!
Festival que homenageia o tradicional Teatro Rolla Pedra em Taguatinga, ícone do movimento cultural candango do anos 80.
Confira a programação do evento aqui: http://www.rollapedra.com/

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cantatas Itinerantes nas Regiões Administrativas do Distrito Federal

alt
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação Social
Nota à Imprensa
Cantatas Itinerantes

Brasília, 19 de dezembro de 2011 – A programação de Natal do Governo do Distrito Federal não ficará restrita ao Plano Piloto. Seguindo a diretriz da de democratizar o acesso aos bens e serviços culturais, foram programadas atividades em várias Regiões Administrativas conforme programação abaixo:
O Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Cultura reforçam seu compromisso com a população e reafirmam que as festividades de final de ano acontecerão normalmente.

Cantatas Itinerantes nas Regiões Administrativas
19/12 - TAGUATINGA

Local
Horário
Coral
1
Associação de Idosos de Taguatinga
8h
Madrigal UnB
2
Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paula
9h
Madrigal UnB
3
Albergue Conviver
10h
Madrigal UnB
19/12 – NÚCLEO BANDEIRANTE

Local
Horário
Coral
1
Praça Central



9h
Canto Vivo
2
Lar dos Velhinhos Mª Madalena
16h
Canto Vivo
3
Praça da Vila Cauhy


19h
Canto Vivo
19/12 – ITAPOÃ

Local
Horário
Coral
1
Entrada da Cidade
19h
Cantus Firmus
2
Rua da Biblioteca
20h
Cantus Firmus
3
Condomínio del Lago
21h
Cantus Firmus
19/12 – BRASÍLIA

Local
Horário
Coral
1
Estação Central do Metrô (Rodoviária)
14h
Canto Vivo
2
HRAN
14h30
Canto Vivo
3
212 Sul
18h
Madrigal UnB
4
211 Sul
20h
Madrigal UnB
20/12 – BRAZLÂNDIA

Local
Horário
Coral
1
INCRA 8 – Praça Central
18h30
Madrigal UnB
2
Praça do Laço
19h
Madrigal UnB
3
Feira do Artesanato
20h
Madrigal UnB
20/12 – GUARÁ

Local
Horário
Coral
1
Estação do Metrô - Feira
17h30
Canto Vivo
2
Estação do Metrô
18h
Canto Vivo
3
Estação do Metrô
18h30
Canto Vivo
20/12 – BRASÍLIA

Local
Horário
Coral
1
216 Sul
20h
Cantus Firmus
2
112 Norte
21h
Cantus Firmus
3
315 Norte
22h
Cantus Firmus
21/12 - SAMAMBAIA

Local
Horário
Coral
1
Ponto de Encontro Comunitário
18h30
Madrigal UnB
2
Paroquia Nossa Senhora da Aparecida
19h
Madrigal UnB
3
Frente à Paróquia Sta. Luiza
20h
Madrigal UnB
21/12 – LAGO SUL

Local
Horário
Coral
1
Gilberto Salomão
18h
Canto Vivo
2
Pontão
19h30
Canto Vivo
3
Pontão
20h30
Canto Vivo
22/12 – GAMA

Local
Horário
Coral
1
Presídio Feminino
13h30
Canto Vivo
2
Shopping Gama
14h30
Canto Vivo
3
Corredor da Solidariedade Hospital Regional do Gama
16h
Canto Vivo
22/11 – PARK WAY

Local
Horário
Coral
1
Lar dos Velhinhos Mª Madalena
19h
Madrigal UnB
2
Núcleo Rural Vargem Bonita
20h15
Madrigal UnB
3
Ferinha da Quadra 14
21h15
Madrigal UnB
22/11 – SOBRADINHO II

Local
Horário
Coral
1
Centro Comunitário - FERCAL
19h
Cantus Firmus
2
Vila Rabelo
20h
Cantus Firmus
3
Feira Cultural
21h
Cantus Firmus
22/12 – BRASÍLIA

Local
Horário
Coral
1
410 Sul
18h
Canto Vivo
2
307 Sul
19h
Madrigal UnB
3
-
-
-
23/12 – CEILÂNDIA

Local
Horário
Coral
1
Prefeitura Comunitária Setor P. Sul
18h30
Cantus Firmus
2
Galpão Comunitário
19h40
Cantus Firmus
3
Paróquia N. Sra. Da Paz
20h30
Cantus Firmus
23/12 – RIACHO FUNDO

Local
Horário
Coral
1
Praça do Coreto (QN 01)
18h
Madrigal UnB
2
Biblioteca Pública do Riacho Fundo
19h30
Madrigal UnB
3
Sucupira (na Prefeitura de Sucupira)
21h
Madrigal UnB
23/12 – VICENTE PIRES

Local
Horário
Coral
1
Casa da Vovó 613 Norte
16h
Canto Vivo
2
Próximo à Igreja (em São José)
17h30
Canto Vivo
3
Praça Central
18h
Canto Vivo
4
Vila São José
19h
Canto Vivo

Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma da UNB

  Honestino Guimarães, morto pela ditadura, será homenageado com diploma da UNB Se estivesse vivo, Honestino completaria, nesta quinta (28),...